Operação do IBAMA e PRF apreende 90 aves em feira neste domingo

0
50

Cerca de 90 pássaros foram apreendidos durante uma operação integrada, realizada na manhã deste domingo (30), em Campina Grande, no Agreste paraibano. Os animais estavam sendo comercializados de forma ilegal, no Mercado Púbico do bairro da Prata, conhecido como Feira da Prata. As multas pelas apreensões das aves totalizam R$ 45 mil.

A ação ocorreu de maneira integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao todo, 18 policiais e nove agentes do instituto participaram da ação.

Os suspeitos flagrados na operação, em posse das aves silvestres, foram conduzidos para a Distrito de Polícia Civil, no Centro da cidade, onde foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Os autuados também estão sendo multados em R$ 500 por cada passado apreendido.

O chefe da operação, representante do Ibama, Roberto Cabral Borges disse que a venda de aves ilegais nas feiras é absurda e descarada. “Infelizmente não é comum só em Campina Grande, mas em vários municípios e feiras. A gente tem desenvolvido ações rotineiras, entre Ibama e PRF, só que, infelizmente, a gente identifica as pessoas, mas a legislação não é suficiente para que essas pessoas possam ficar retidas, porque o crime tem pena de seis meses a um ano e, em geral isso dá em TCO e elas são liberadas.

Ainda segundo o Ibama, as aves que tiverem condições vão ser reintegradas à natureza de imediato. Já as debilitadas, vão passar por um processo de reabilitação antes de voltarem ao habitat. A operação integrada deve continuar ao longo dos próximos dias em outras cidades da Paraíba.

Comentários