Prefeitáveis de JP têm debate no Sesquicentenário e discussão com ciclistas nesta quarta

0
40

O Colégio Sesquicentenário promove na manhã desta terça-feira, 13, um debate com os candidatos a prefeito de João Pessoa. Apenas o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) não vai participar porque tem um compromisso administrativo no mesmo horário. À noite, os postulantes ao Paço Municipal foram convidados a participar da Campanha Bicicleta nas Eleições, que será lançada oficialmente na Praça da Paz, às 18h30. A candidata Cida Ramos foi a única que não incluiu a atividade na agenda.

Ao longo das oito páginas do documento estão elencadas pautas prioritárias relacionadas à mobilidade urbana por bicicleta. Elas estão divididas em temas como “segurança e fiscalização no trânsito”, “educação”, “infraestrutura e estacionamento”, “administração pública e planejamento”, “serviço para usuários de bicicletas” e “legislação”. O documento também foi enviado a todos os candidatos a vice-prefeito, para ser assinado.

Durante o lançamento da Campanha Bicicleta nas Eleições serão apresentados, ainda, vídeos e relatórios relacionados ao universo da bicicleta como meio de transporte em João Pessoa. Cópias da Carta-compromisso também estarão disponíveis para leitura dos presentes. No evento serão anunciadas, ainda, as demais ações da Campanha, inclusive àquelas relacionadas ao Dia Mundial Sem Carro, no próximo dia 22 de setembro.

“Queremos desafiar os candidatos a usar a bicicleta como meio de transporte, de fato, pedalando até o local de trabalho ou aos compromissos do dia. Afinal, essa é a realidade de milhares de ciclistas que cruzam a cidade todos os dias para estudar ou trabalhar – um direito garantido pela Lei e desrespeitado diariamente nas ruas da cidade”, adianta Caio Henrique, do Cidade Bike. “É um desafio bem diferente daquele dos chamado bicicletaços que as coligações têm promovido, quando muitas bicicletas vão às ruas para festejar, com toda a segurança e ruas fechadas para isso. Gostaríamos muito que esses candidatos vivenciassem um pouco os prazeres e os desafios de pedalar em sua cidade”, completa Henrique França, do João Pessoa que Queremos.

Dez entidades/movimentos da sociedade civil organizada são signatárias da Carta e reivindicam dos candidatos compromisso com a mobilidade urbana por bicicleta em João Pessoa. São elas: Bike Anjo João Pessoa, Coletivo Cidade Bike, Coletivo UFPBike, Engajamundo – Núcleo Local Paraíba, Instituto Soma Brasil, Minha Jampa, Movimento Ciclovias Já, Movimento João Pessoa que Queremos, Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB e Trama – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo.

Confira a agenda dos candidatos à prefeitura de João Pessoa:

Charliton Machado (PT)

8h – Debate no Colégio Sesquicentenário
11h – Entrevista Portal MaisPB
13h – Entrevista – TV Correio – Correio Debate
17h – Panfletagem (Centro – Esquina da Rua Santo Elias com a Av. Pedro I)
19h – Atividade com o Coletivo de Ciclistas Urbanos de João Pessoa (Bancários – Praça da Paz)

Cida Ramos (PSB)
8h – Debate na Escola Sesquicentenário. Local: Rua Manoel da Franca, s/n – Bairro dos Estados.
8h40 – (Agenda de Wilson Filho) Caminhada na comunidade Nova Trindade – Jardim Veneza
10h30 – Gravação do Guia Eleitoral
14h – Gravação do Guia Eleitoral
15h40 – (Agenda de Wilson Filho) – Caminhada na comunidade Cidade dos Colibris – José Américo. Concentração: Bemais do José Américo.
16h30 – Reunião sobre mercados públicos. Local: Nord Class Hotel – Cabo Branco.
17h40 – Caminhada no Castelo Branco. Concentração: Rua Cônego Francisco Lima – Lateral da Escola João Goulart.
20h30 – (Agenda de Wilson Filho) Reunião com lideranças do bairro de Mangabeira. Rua: Benedito Henrique da Silva – próximo ao Trauminha.

Luciano Cartaxo (PSD)
9h – Reunião com o BID para discutir andamento do projeto João Pessoa Sustentável (Centro Administrativo)
14h- Gravação do guia
18h30 – Encontro com movimento “Bicicleta nas eleições”
19h – Caminhada da Vitória no Rangel (Concentração na Praça da Amizade)

Victor Hugo (PSOL)
8h – Debate na Escola Sesquicentenário
10h – Entrevista na Rádio CBN
14h – Reunião na Comunidade Laranjeiras
18h30 – Lançamento da campanha “Bicicleta nas eleições”
20h – Reunião com a categoria médica no Simed – Sindicato dos Médicos

Comentários