Deputada denuncia descaso com o SAMU de João Pessoa e mostra fotos

0
37

A deputada estadual Estela Bezerra (PSB) voltou a denunciar o que chamou de caos no sistema de atendimento de urgência móvel em João Pessoa, dessa vez com fotos de dezenas de ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) paradas no Centro Administrativo de João Pessoa, localizado no Bairro de Água Fria. A fala da deputada aconteceu durante o pequeno expediente desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa da Paraíba.

“Trouxe hoje imagens pra mostrar que no CAM nós temos um cemitério de ambulâncias, dentre elas, unidades que são novas e deveriam estar rodando adequadamente”, apontou a deputada, que lamentou a falta de zelo com o serviço. “Quem acompanha o cotidiano da vida em João Pessoa consegue perceber que o atendimento e assistência do SAMU está deficitário”.

A deputada ainda destacou outra questão que considera preocupante na saúde municipal. “Além do sucateamento por alta de manutenção e de zelo da gestão, temos um problema ainda mais grave: A ambulância que está em serviço não passa pela devida higienização com os materiais e com a equipe que lhe são específicos, e não atendem os pré requisitos mínimos de limpeza”.

Estela afirma que as ambulâncias em funcionamento estão sem condições sanitárias de circulação e atendimento. “Imaginem uma pessoa que está sendo atendida e ao invés de entrar num lugar onde ela pode receber os primeiros socorros e ser deslocada para uma unidade hospitalar, pode ali mesmo começa a ser infectada por bactérias oportunistas, simplesmente porque aquele local não passou por uma limpeza e esterilização adequada”, completou.

A parlamentar encerrou sua fala alertando que não irá deixar o assunto cair no esquecimento. “Não vou deixar isso passar em branco, vou voltar a tratar desse tema trazendo os indicadores”, disse a deputada, lembrando que a regulação do SAMU em João Pessoa referencia todos os outros municípios da região metropolitana da Capital. “Essa questão atinge cerca de 1 milhão e 300 mil habitantes do estado da Paraíba, por isso é um assunto importante e de competência dessa Casa”.

Comentários