Cartaxo abrirá guia eleitoral; confira ordem de apresentação e tempo dos candidatos

0
34

O candidato à reeleição Luciano Cartaxo (PSD), da coligação ‘Força da União por João Pessoa’, será o primeiro a se apresentar no guia eleitoral de televisão e rádio no dia 26 (sexta-feira). A ordem de exibição foi definida em reunião, na manhã desta quarta-feira (17), convocada pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral em João Pessoa, José Ferreira Ramos Júnior, com as presenças de representantes de partidos e das emissoras de rádio e de televisão para elaborarem um plano de mídia que garanta a todos a participação nos horários de maior e menor audiência.

“Foi uma reunião produtiva que teve por intuito a divisão do tempo entre os candidatos, partidos políticos e coligações. Essa divisão por tempo por partidos é feita com base na representatividade dos partidos no Congresso Nacional. No caso das coligações, soma-se esse tempo. Fizemos o sorteio da distribuição desse tempo, conversamos sobre mídia, horário de apresentação de mídia, de maneira que foram esclarecidos todos as dúvidas”, comentou o juiz José Ferreira Ramos Júnior.

TEMPO DOS CANDIDATOS

Luciano Cartaxo terá o maior tempo de exibição no guia eleitoral, com 4’54” (quatro minutos e cinquenta e quatro segundos).

O segundo a se apresentar no primeiro dia será o candidato a prefeito do PSOL, Victor Hugo, com com apenas 25” (vinte e cinco segundos).

A terceira sorteada para exibição no primeiro dia foi a candidata da Coligação “Trabalho de Verdade”, Cida Ramos (PSB), com 3’08” (três minutos e oito segundos).

O candidato a prefeito do PT, Charliton Machado, será o quarto a se apresentar com 1’35” (hum minuto e trinta e cinco minutos).

As exibições no guia eleitoral funcionam em sistema de rodízio, ou seja, se no primeiro dia um determinado candidato inicia, no segundo ele passa a ser o último. O segundo do primeiro dia passa a ser o primeiro no dia seguinte, o terceiro será o segundo e assim sucessivamente.

Na reunião também ficou definido que os candidatos a vereador terão 1.954 inserções de 30 segundos exibidas na programação geral do Rádio e TV. Além da apresentação no guia eleitoral, os prefeitáveis também se apresentarão por meio de 2.938 inserções.

COMO FUNCIONARÁ A PROPAGANDA

A partir do dia 26 de agosto, as emissoras de rádio e televisão deverão transmitir a propaganda eleitoral gratuita para que os candidatos a prefeito e vereador possam expor suas propostas. Com a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015 que alterou a Lei nº 9.504/97), o período da propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias. Portanto, o último dia de propaganda no primeiro turno será 29 de setembro, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.457.

Os canais de rádio e televisão deverão reservar dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito, pois a Lei 13.165 acabou com a propaganda eleitoral em bloco para vereador. No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h.

A divisão deverá obedecer a proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador. Em relação aos diversos fusos dos estados, o horário da propaganda eleitoral gratuita deverá sempre considerar o horário oficial de Brasília.

Comentários