Defesa Civil realiza ações em quatro pontos da Capital e fica em alerta

0
45

Com intensidade das chuvas registradas na manhã desta sexta-feira (3) a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compedec) está em alerta para os possíveis chamados. Além do monitoramento dos tradicionais pontos de alagamentos e áreas de risco, equipes da Compedec realizaram ações em quatro pontos da Capital durante a manhã: Centro, bairro do São José e Cuiá, além da Comunidade São Rafael. Apesar das chuvas intensas, a Compedec não registrou nenhuma ocorrência durante a madrugada e manhã desta sexta-feira.

As ações do Centro da cidade envolvem a área da Lagoa e o entorno da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Nos bairros do São José e Cuiá e na Comunidade São Rafael equipes da Compedec trabalham na dragagem de águas fluviais, cuja finalidade é evitar pontos de alagamento. Todas as ações fazem parte do calendário de trabalho do programa o ‘João Pessoa em Ação – Gestão de Riscos e Administração de Desastres’, que é administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e envolve diversas secretarias da administração municipal.

Embora não tenha sido registrada nenhuma ocorrência com a chuva das últimas horas, o coordenador da Compedec-JP, Noé Estrela, lembra que qualquer cidadão pode acionar o órgão em caso de emergência. A Defesa Civil conta com um serviço de telefone que funciona 24 horas.

O ‘João Pessoa em Ação’ está na quarta edição e já abrangeu todos os bairros da Capital. Caso a população precise entrar em contato com os técnicos da Defesa Civil, deve ligar para o número 0800-285-9020

‘João Pessoa em Ação’ – Desde a implantação do programa ‘João Pessoa em Ação – Gestão de Riscos e Administração de Desastres’, o número de áreas de risco na Capital caiu de 35 para 27.

No foco do programa está a administração dos desastres e gestão de risco. Entre as ações executadas pela equipe do ‘João Pessoa em Ação’ estão: desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo, além de assistência social.

Além da Defesa Civil, o ‘João Pessoa em Ação’ conta com a participação das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com a realização de revisão e substituição de placas de sinalização vertical; levantamento in loco para a elaboração de projetos de melhoria de fluxo; ações educativas com a equipe de Educação no Trânsito, etc.

Comentários