Chefe do Ministério da Transparência na Paraíba entrega cargo

0
37

O chefe da Controladoria Regional da União na Paraíba, Gabriel Aragão, entregou o cargo na manhã desta segunda-feira (30). Além dele, outros dois chefes de divisão no estado também entregaram os cargos. O ato ocorreu em protesto, pedindo a saída do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. O ato pediu também a revogação de todas as mudanças na CGU, decorrentes da MP 726/2016. Ainda na noite desta segunda-feira, Fabiano Silveira deixou o comando da pasta, conforme informou no início da noite a assessoria da Presidência da República.

Os chefes de divisão que também entregaram os cargos na Paraíba foram Roberto Borges e Rodrigo Andrade. “O Sr. Fabiano não preenche os requisitos de conduta para estar à frente de um órgão que zela pela transparência pública e pelo combate à corrupção”, diz o documento assinado pelos três.

Chefes regionais do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle em ao menos outros sete estados entregaram seus cargos em protesto pela permanência do ministro Fabiano Silveira na pasta, segundo levantamento do G1. Em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, Silveira faz críticas à condução da Lava Jato e dá conselhos a investigados na operação.

O áudio foi gravado por Machado durante uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Silveira, quando ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacom Sindical) afirma que todos os 26 chefes regionais entregaram os cargos. No total, 250 servidores em funções de chefia colocaram seus cargos à disposição nesta segunda, de acordo com o sindicato.

 

G1

Comentários