Mais de 30 pessoas tiveram diarreia após evento do Ministério da Saúde na Paraíba, diz secretário

0
1

Pelo menos 32 pessoas tiveram diarreia após um almoço oferecido em um evento do Ministério da Saúde (MS), nesta terça-feira (31), em Cabedelo, na Paraíba. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde do município, Murilo Wagner Suassuna, que está monitorando em torno de 500 participantes que estiveram presentes.

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, também participou do Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde, que reuniu a equipe técnica do MS, secretarias municipais e estadual da Paraíba.

Queiroga, no entanto, não permaneceu no evento durante o almoço com os demais convidados.

Foi o próprio MS, inclusive, quem procurou a Secretaria de Saúde de Cabedelo, para informar que componentes da equipe apresentam o sintoma. A partir dessa notificação, o município passou a monitorar os casos, a fim de identifcar de onde partiu o “surto”.

Em nota ao g1, o Ministério da Saúde disse que manteve contato com as autoridades de saúde locais e acionou a Vigilância Sanitária do município para iniciar o inquérito epidemiológico e esclarecer o ocorrido. Informou ainda que o evento foi realizado pela pasta, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que prioriza a contratação de fornecedores locais, sempre exigindo os alvarás e licenciamentos necessários.

O g1 entrou em contato com a empresa responsável pelo evento para entender o que teria provocado diarreia em algumas pessoas, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria

A Secretaria de Saúde de Cabedelo está mapeando todos os participantes do evento, e os contatos já estão sendo realizados individualmente para levantarem quantas pessoas tiveram diarreira no total. Até a tarde desta quarta-feira, 120 pessoas já tinham sido ouvidas e 32 delas alegaram o sintoma.

O evento

O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde com parceria do Conselho e da Secretaria de Estado da Saúde, e contou com o ministro Marcelo Queiroga e vários palestrantes que apresentaram informações sobre indicadores de saúde.

Na ocasião houve a assinatura simbólica do contrato do profissional que irá atuar no Programas Médicos pelo Brasil e lançamento do aplicativo e-SUS Gestor.

Participaram do evento o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara; o presidente da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária, Alexandre Pozza; o diretor do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Dárcio Guedes Jr.

Além deles, estiveram presentes a Superintendente Substituta do Ministério da Saúde na Paraíba, Ana Paula Pires Fonseca Guimarães; a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino; a representante da Secretária de Estado da Saúde da Paraíba, Isabel Sarmento; e Alline Grisi, representando a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.

Comentários