Vacina contra a Covid-19: Paraíba autoriza início da aplicação da dose de reforço em adolescentes

0
0

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB) autorizou os municípios a iniciarem, a partir desta segunda-feira (30), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, para crianças e adolescentes. A decisão acontece após o Ministério da Saúde recomendar a ampliação da imunização para adolescentes, entre 12 e 17 anos.

Segundo a SES, em todo o estado, são 378.483 mil adolescentes. Desses, 313.718 mil tomaram a 1ª dose, o que representa 82,89%. Já com a segunda dose, foram imunizados 323.251 mil, o que representa 85,41%.

Inconsistência entre as aplicações se justifica pela possibilidade de que alguns adolescentes podem ter tomado a primeira dose em outros estados. Por outro lado, alguns municípios também podem estar com os dados desatualizados.

A orientação é que seja dado um intervalo de 4 meses após a aplicação da segunda dose, tanto para o imunizante da Pfizer, quanto da CoronaVac, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.

No esquema primário, é dado um intervalo de 4 semanas para a aplicação da segunda dose com o imunizante da CoronaVac. Já para o da Pfizer, o intervalo entre a primeira e segunda dose é de 8 semanas.

A Secretaria de Saúde ressalta que o avanço da vacinação contra a COVID-19 no Brasil se traduz em ganhos para a saúde pública, com redução significativa da ocorrência de casos graves e óbitos pela Covid-19.

Comentários