Cerca de 1,5% de paraibanos se declara homossexual ou bissexual, conforme IBGE

0
0

Na Paraíba a proporção de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais, em 2019, foi de 1,5%, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) através da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual, que investigou, pela primeira vez, e em caráter experimental, essa característica da população brasileira.

Este contingente corresponde a população com 18 anos ou mais. A proporção é menor que da parcela de pessoas que não souberam ou não quiseram responder (1,8%) à pesquisa. O estudo também indicou que a grande maioria dos paraibanos se declarou heterossexual: 96,8%.

Em números brutos, foram entrevistadas no estado 2.988 pessoas e dessas, 2.891 se autoidentificaram como heterossexuais; 44, homossexuais ou bissexuais; e 54, não sabem ou não quiseram responder.

“O número de pessoas que não quiseram responder pode estar relacionado ao receio do entrevistado de se autoidentificar como homossexual ou bissexual e informar para outra pessoa sua orientação sexual”, analisa a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

Já em João Pessoa, o número de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais é maior: cerca de 2,9%. Esses indicadores foram de 2,1% para quem se recusou a responder ou não sabiam, e 95% para pessoas que se declaram heterossexuais.

Na capital, foram entrevistas 616 pessoas, no qual 585 se autoidentificaram heterossexuais; 18 homossexuais ou bissexuais; e 13 não sabem ou não quiseram responder.

No Brasil, 2,9 milhões de pessoas se autoidentificam como homossexuais ou bissexuais. De acordo com o IBGE, o questionário foi aplicado em cerca de 108 mil domicílios no Brasil, mas representa a totalidade da população. A amostra corresponde a, aproximadamente, 0,07% das pessoas com 18 anos ou mais de idade, estimada, em 2019, em 159,2 milhões.

Comentários