Moradores de Santa Rita relatam falta de água após prefeitura romper contrato com a Cagepa

0
0

Moradores da cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, estão relatando que continua faltando água na região após a prefeitura romper o contrato de abastecimento com a Cagepa. Os bairros de Várzea Nova e Tibiri não serão abastecidos pela nova empresa, e estão sem água desde a quarta-feira (11).

Segundo dona Rosalba, professora e moradora do bairro Várzea Nova, a suspensão no serviço de abastecimento de água acontece há três dias. Desde então, ela precisa se deslocar para João Pessoa, onde tem tomado banho e levado a louça suja em um carro para lavar, na casa de parentes.

“Não tem água pra fazer comida, lavar prato, lavar as mãos… Estou desesperada”, relatou a professora Rosalba.

O Consórcio Águas do Nordeste (ANE) assumiu a operação de água e esgotos da cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa, nesta quinta-feira (12). A empresa assume após a prefeitura da cidade ter rescindido o contrato com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na quarta-feira (11).

A motivação da decisão, segundo a Prefeitura, é falta de investimentos em melhorias, por parte da Cagepa, para ampliar o acesso da população ao fornecimento de água e tratamento de esgoto.

Apesar de ter assumido o abastecimento de água em Santa Rita, o ANE não deve fornecer água para os bairros de Várzea Nova e Tibiri, que são abastecidos por uma estação de água da Cagepa que fica em João Pessoa. Os moradores da localidade cobram uma solução.

A Cagepa informou em nota que entrou com um recurso no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para tentar reverter a decisão e retomar a operação. Ressaltou ainda que, isoladamente, Santa Rita pode ter dificuldades de se abastecer, pelo fato da cidade integrar um contexto específico de água e esgotamento sanitário.

Comentários