Pré-candidato a deputado federal é preso em operação do Gaeco, em João Pessoa

0
1

O presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Paraíba (UNICAFES/PB), Jaciel Franklin, foi preso na manhã desta quarta-feira (06) em João Pessoa. De acordo com informações, ele é um dos alvos da operação deflagrada pelo Gaeco, CGU, TCE-PB e polícias civil e militar.

O presidente da cooperativa é investigado por conluio e fraudes em licitações para aquisição de gêneros alimentícios. Ele ainda é pré-candidato a deputado federal pelo Solidariedade.

O segundo alvo de mandado de prisão preventiva na Operação de hoje é Marcelo Eleutério de Melo, gerente Executivo das Casas de Economia Solidária. Atualmente ele é vinculado à Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (SESAES), da Paraíba.

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nas cidades de João Pessoa, Sobrado, São Miguel de Taipu e Alhandra.

As investigações constataram indícios de conluio, de falsidade ideológica e de fraudes ao caráter competitivo em dispensas de licitação, inclusive ferindo frontalmente os conceitos e pré-requisitos das fontes de financiamento utilizadas na liquidação das despesas correspondentes, notadamente as pautadas no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Fundo Estadual de Erradicação da Pobreza.

As contratações decorrentes das dispensas de licitação investigadas totalizam o montante de R$ 754 mil, dos quais R$ 123 mil correspondem a danos ao erário já detectados.

Até o momento não há informações sobre o material apreendido e se já foram cumpridos todos os mandados. Em breve a polícia deverá apresentar o resultado da Operação 5764.

Comentários