Hemocentro da Paraíba realiza coletas externas de sangue em Monteiro nesta quinta-feira

0
0

O Hemocentro da Paraíba, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, realizará, nesta quinta-feira (31), uma coleta externa de sangue na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. A ação será na Agência Transfusional da cidade, localizada na Rua Epaminondas Azevedo, s/n, das 7h às 15h.

A coleta externa será realizada por meio de parceria entre o Hemocentro Coordenador de João Pessoa, a Agência Transfusional de Monteiro e a Prefeitura Municipal de Monteiro.  Esta é a segunda ação realizada na cidade em menos de um ano e a expectativa desta edição é mobilizar cerca de 100 doadores.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, explicou que, além da ação em Monteiro, estão programados outras duas coletas externas de sangue para o mês de abril, uma em Picuí, no dia 7, na Agência Transfusional, e outra em Pombal, no dia 20, no Hospital Regional de Pombal.

CRITÉRIOS PARA DOAR — Os interessados em doar sangue precisam estar saudáveis, pesar acima de 50kg e ter entre 16 e 69 anos. Quem tem 16 e 17 anos deve estar acompanhado do responsável legal (pai ou mãe). A primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos.

Também é necessário estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Para doar, o candidato também deve apresentar um documento original e oficial com foto e a carteira de vacinação contra a Covid-19.

Já o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para homens e de três meses para mulheres. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Comentários