Governo da PB vai antecipar primeira parcela do 13º salário para todos os servidores

0
0

O governo federal estuda repetir, neste ano, a antecipação do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas da Previdência. A medida já foi adotada em 2020 e 2021 – nestes anos, foi justificada pelos impactos econômicos da pandemia de Covid. Em relação ao estado da Paraíba, o décimo terceiro também deve ser antecipado em 2022 para o mês de junho.

Conforme Marialvo Laureano, secretário de Estado da Fazenda, o governo da Paraíba vai manter a antecipação do 13º salário, para o mês de junho, e para todos os servidores públicos – aposentados, pensionistas, reformados e ativos.

No estado, a medida já era adotada mesmo antes da pandemia da Covid-19, com a primeira parcela sendo antecipada, normalmente, para os mês de junho ou julho. Em 2020, por sua vez, no auge da pandemia, o primeiro pagamento foi feito em agosto, ainda antecipadamente.

Em 2021, a primeira parcela do décimo terceiro salário foi paga para todos os servidores públicos estaduais no dia 11 de junho. A segunda parcela ficou para o mês de dezembro.

O anúncio do governo federal foi o assunto deve ser feito nesta quinta-feira (17). Segundo o modelo desenhado até o momento, a primeira parcela do 13º será paga em abril, e a segunda, em maio. Tradicionalmente, o 13º das aposentadorias e pensões do INSS é pago no segundo semestre.

Comentários