Flexibilização: Cabedelo derruba cobrança de testes antígenos em eventos

0
0

Cabedelo derrubou a cobrança de testes de antígeno negativo para Covid-19 para entrada em eventos no município. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (9) ao Portal Paraíba pelo secretário de Saúde, Murilo Wagner Suassuana.

Segundo o titular da pasta, no entendimento do Comitê de Saúde, a cobrança do teste é um ‘gasto desnecessário’, tendo em vista o declínio no número de casos confirmados, além do alto índice de vacinação. Cabedelo, segundo dados da Secretaria Municipal, alcançou mais de 94% da população imunizada contra a doença.

“O entendimento nosso, seguindo nessa linha de flexibilizações, é que não há mais a necessidade [teste antígeno]. As taxas de vacinação tanto em Cabedelo, como no Brasil, estão superando os 80, índice alto. Cabedelo está com 94% da população vacinada e vemos que é desnecessário, um custo desnecessário a cobrança”, afirmou Murilo Wagner Suassuana.

Derrubada do uso de máscaras

Sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, o secretário pontuou que a medida está sendo avaliada pelo Comitê de Gestão em Saúde e, seguindo a mesma linha, deve ser adotado, no próximo decreto publicado no dia 20, o uso facultativo do item em locais abertos.

Ele pontuou, porém, que o decreto deve andar em consonância com o do Governo do Estado e, em caso de derrubada da medida, o município deve abrir uma discussão jurídica sobre o tema. “Há uma discussão jurídica, até porque não podemos chocar com o decreto estadual. Porém, mesmo o estado não liberando, vamos fazer algo. Estamos discutindo”, pontuou.

Comentários