Geraldo Medeiros projeta para junho fim da pandemia de Covid-19

0
0

A Paraíba já passou pelo pico de novos casos causados pela variante Ômicron. Essa é a avaliação do secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros. Em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais Rádio, nesta terça-feira (8), o gestor projetou um declínio de novas infecções neste mês e fez expectativas otimistas para os próximos 90 a 120 dias: regressão da pandemia do novo coronavírus para endemia.

“O pico de incidência da Ômicron já passou e teremos durante esse mês um número cada vez menor de contaminados e um número menor de óbitos. Num espaço de 90 a 120 dias com decréscimo, associado ao controle de óbitos e a deliberação da OMS, que deve determinar o fim da pandemia e o surgimento de uma endemia. Teremos anualmente casos de Covid em determinados meses do ano, como ocorre com a Zika e a Chikungunya, por exemplo. É isso que esperamos que ocorra brevemente”, disse Geraldo Medeiros.

As expectativas do secretário acontecem num momento de queda de casos da Covid-19 em todo o estado. Nesta terça-feira (8), a Paraíba não registrou novas internações pela doença pela primeira vez desde o começo da pandemia.

A ocupação de leitos em todo o estado é de 29%. Um número consideravelmente menor do que no mês de fevereiro, quando o estado chegou a registrar mais de 80% de ocupação na região metropolitana de João Pessoa, por exemplo.

Comentários