Covid: Paraíba atinge meta de população adulta totalmente vacinada

0
64

A Paraíba contabilizou, até esta quarta-feira (9), a aplicação de 2.712.298 milhões de doses de vacina contra Covid-19 para fechamento de esquema vacinal em pessoas com idade a partir de 18 anos. Desse total, 2.631.830 pessoas receberam duas doses e 80.468 tomaram imunizante de dose única. Esse número representa 90,97% da população desta faixa etária, que tem quantitativo estimado em 2.981.502 pessoas. Os dados são provenientes do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), onde os municípios realizam o registro das doses aplicadas. A meta de imunização é de 90% dos indivíduos elegíveis de cada faixa etária.

O avanço na vacinação garantiu à Paraíba o 3º lugar entre os estados que tem mais pessoas com idade a partir dos 5 anos com esquema vacinal completo. Os dados foram levantados pelo Consórcio dos Veículos de Imprensa e dão conta que 79,85% da população vacinável do estado recebeu duas doses ou dose única de vacina contra a covid-19. Até agora, a Paraíba tem 66,25% da população com idade entre 12 e 17 anos esquema completo. Já a imunização das crianças de 5 a 11 anos está ainda na fase de abertura de esquema vacinal. Um total de 3.304.497 pessoas recebeu pelo menos uma dose da vacina no estado.

Os municípios paraibanos com maior porcentagem de adultos imunizados são Algodão de Jandaíra, Lastro, Santo André, São Francisco e Serra Grande. Todos ultrapassaram 100% de cobertura vacinal em relação à estimativa populacional de pessoas com idade a partir de 18 anos. Por outro lado, alguns municípios estão abaixo da meta de 90%. Tacima e Bonito de Santa Fé estão abaixo de 60%; Tenório, Mamanguape, Mulungu, Salgadinho, Campina Grande, São José do Bonfim, Vieirópolis e Imaculada ainda não alcançaram 70% dos indivíduos adultos com segunda dose ou dose única.

Apesar do grande número de adultos com esquema completo, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirma que não é o momento de relaxar com as medidas preventivas. “Temos informações de que apenas 36,25% da população adulta recebeu a dose de reforço, é preciso garantir essa ampliação na proteção contra a covid-19. Também precisamos considerar que a vacinação dos adolescentes e crianças ainda tem que avançar”, observou.

Geraldo Medeiros lembra que os números das doses aplicadas são registrados no SI-PNI pelos próprios municípios e que é normal um pequeno atraso no repasse dessas informações. “É natural que os dados levem um tempo para serem digitados no sistema, até porque a prioridade é aplicar a vacina no braço dos paraibanos”, comentou.

Até o momento, a Paraíba já distribuiu 8.011.371 doses de vacina contra covid-19 e todos os 223 municípios seguem avançando a vacinação das faixas etárias contempladas.

Comentários