Paraibanos lotam agências no primeiro dia de pagamento do Auxílio Brasil

0
9

Assim como acontece em outros estados, paraibanos lotaram as agências da Caixa Econômica Federal para receber o Auxílio Brasil, programa que substitui o antigo Bolsa Família. Em João Pessoa, agência do banco que fica no Centro da Capital registrou longas filas até o fim da manhã desta quarta-feira (17).

Os primeiros clientes chegaram ao estabelecimento por volta das 06h. Funcionários da Caixa avaliam que nas primeiras horas da manhã já havia pelo menos 100 pessoas.

Cerca de 14,5 milhões de famílias começaram a receber a primeira parcela do auxílio. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Com valor médio de R$ 217,18 neste mês, a parcela de novembro começará a ser paga hoje para os beneficiários de NIS com final 1 e terminará no dia 30 para os beneficiários de NIS com final 0. Assim como no Bolsa Família e no auxílio emergencial, o pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal. O governo trabalha para que o programa chegue a 17 milhões de famílias nos próximos meses.

Quem recebia o Bolsa Família não precisará ir aos centros de Referência de Assistência Social (Cras) para refazer o cadastro. O Auxílio Brasil usará a mesma base de dados do antigo programa social. Apenas nos casos em que o usuário precisar atualizar informações, como mudanças na família e na documentação do responsável familiar há menos de dois anos, será necessário procurar o Cras para atualizar os dados.

Confira o calendário de pagamento: 

Comentários