Finados em João Pessoa: veja o que abre e o que fecha e as regras para visitas a cemitérios

0
87

Nesta segunda-feira (2) é celebrado o feriado nacional de Finados. Por isso, as repartições públicas e outros estabelecimentos terão funcionamento alterados. Confira também as regras para visitar os cemitérios.

Repartições públicas

  • Prefeitura de João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa informa que o feriado desta sexta-feira (28), Dia do Servidor, foi transferido para a segunda-feira (1º). Com o feriado oficial na terça-feira (2), os servidores trabalham normalmente até a sexta e retornam na quarta-feira (3). Apenas os serviços essenciais funcionam nesse período.

Centro Administrativo de João Pessoa não funciona nesta segunda-feira (12) — Foto: Cornélio Felipe/Secom-JP

Centro Administrativo de João Pessoa não funciona nesta segunda-feira (12) — Foto: Cornélio Felipe/Secom-JP

  • Governo do Estado

O Governo do Estado divulgou que também transferiu o ponto facultativo relativo ao dia 28 de outubro, dia do Servidor Público, para o dia 1º de novembro nas repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo. Dessa forma, é mantido o funcionamento dos serviços essenciais. A mudança é válida apenas para o ano de 2021.

A portaria determina ainda que os veículos oficiais sejam recolhidos às suas repartições de origem ou ao Centro Administrativo, após o término do expediente do próximo dia 29 e liberados uma hora antes do início do expediente do dia 3 de novembro.

Shoppings

Manaíra e Mangabeira Shopping

O Manaíra e o Mangabeira Shopping abrem normalmente com todas as lojas, quiosques e restaurantes da Praça de Alimentação no horário das 10h às 22h.

No Manaíra, não tem expediente nas agências bancárias, Casa da Cidadania, escritório da Polícia Federal, Sintur-JP e Daycoval Câmbio. A casa lotérica também não funciona.

No Mangabeira, não abrem as agências do Sebrae, Renavin e Sicredi. A casa lotérica abre das 10h às 21h.

Mag Shopping

O Mag Shopping abre as lojas das 9h às 21h e a praça de alimentação funciona das 10h às 22h. A brinquedoteca abre das 12 às 22h e alameda de serviços fica aberta normalmente.

Shopping Sul

O Shopping Sul funciona normalmente na segunda-feira (1º), mas tem horários alterados na terça-feira (2). No dia do feriado, a praça de alimentação abre das 11h às 22h, e as lojas das 12h às 20h.

Shopping Tambiá

O Shopping Tambiá funciona com lojas abertas das 12h às 19h30, e até as 20h30 a praça da alimentação na terça-feira (2). O local funciona em horário normal nos outros dias, das 9h às 20h30.

Liv Mall

O Live Mall funciona em horário especial na terça-feira (2), funcionando das 12h às 21h. Nos outros dias, abre normalmente, das 10h às 21h.

Shoppings populares

O Shopping Terceirão abre na segunda, em horário normal, das 8h às 18h, e fecha na terça.

No 4&400, os comerciantes optaram por abrir normalmente na segunda, das 8h às 17h, e fechar na terça.

O mesmo ocorre no Centro de Comércio e Serviços do Varadouro (Shopping do Varadouro), que na segunda-feira abre das 8h às 18h e na terça não funciona.

Home center

A Ferreira Costa funcionará das 9h às 19h.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias no Dia de Finados, por se tratar de um feriado nacional.

Justiça

No Tribunal de Justiça da Paraíba, a Justiça Federal na Paraíba, os Ministérios Públicos Federal e Estadual e as Defensorias Públicas do Estado e da União tem expediente normal nesta segunda-feira (1º) e os servidores não trabalham na terça-feira (2).

Correios

Os Correios declararam que não vão funcionar neste feriado. As atividades normalizam na quarta-feira (3).

Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informa que, os dias que antecedem o feriado funcionam normalmente para o comércio. Já no dia 2, os lojistas que decidirem abrir terão que pagar uma folga para o funcionário em até 30 dias.

VLT’s

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, os veículos leves sobre trilhos (VLT’S) não operam nesta terça-feira (2). A circulação opera normalmente na segunda e quarta-feira, das 5h às 19h25.

Mercados públicos

Na segunda, o Mercado Central funciona até as 16h e fecha na terça-feira.

O Mercado de Mangabeira, na segunda, funciona em horário normal, abrindo das 6h às 18h, e na terça-feira abre em horário reduzido, até às 12h.

O Mercado da Torre funciona nos dois dias, mas de acordo com a administração, nem todos os comerciantes optam por abrir o box. Porém, os setores da praça de alimentação, frutas, verduras e açougue permanecerão abertos até as 12h.

Já o Mercado do Bairro dos Estados funciona normalmente na segunda, das 6h às 18h, e na terça abre até o meio-dia.

Em Cruz das Armas, os comerciantes optaram por funcionar normalmente nos dois dias – das 6h às 18h.

A mesma decisão foi tomada pelos comerciantes do Mercado do Peixe, que vão trabalhar normalmente na segunda e na terça, das 6h às 16h.

O Mercado de Tambaú também abre em horário normal nos dois dias, funcionando das 6h às 19h30.

Vacinação

João Pessoa suspendeu vacinação contra Covid-19 no período do ‘feriadão’ do Dia de Finados. A prefeitura informou que a cidade não aplica doses de vacinas entre a manhã de sábado (30) e a terça-feira (2).

O retorno da imunização está previsto para a próxima quarta-feira (3), com aplicação de todas as doses.

Cemitérios

Os cinco cemitérios públicos em atividade em João Pessoa estarão abertos para a visitação na terça-feira (2), das 6 às 18h. No Senhor da Boa Sentença, no Varadouro, e no Santa Catarina, no Bairro dos Estados, acontecerão missas, mas com público reduzido em 50% da capacidade, como forma de evitar aglomerações.

Para prevenir a Covid-19, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vai adotar medidas sanitárias para acesso aos cemitérios, como a aferição da temperatura e a disponibilização de álcool a 70%, além do uso obrigatório de máscaras.

Serão cinco missas, a partir das 7h, no Senhor da Boa Sentença, e no Santa Catarina serão duas, às 9h e 15h. Os outros três cemitérios (Penha, São José e Cristo Redentor) seguem sem celebrações. A Arquidiocese da Paraíba pede aos fiéis que lembrem de usar de máscara, higienizar as mãos, não aglomerar e manter o distanciamento.

Horários das celebrações na Grande João Pessoa:

  • Capela São Francisco (em frente ao Cemitério do Cristo) – João Pessoa – 7h, 10h e 16h
  • Cemitério Santa Catarina – João Pessoa – 9h e 16h
  • Cemitério Senhor da Boa Sentença – João Pessoa – 7h, 9h (missa com o Arcebispo Dom Manoel Delson), 11h, 15h e 17h
  • Capela São Severino (ao lado do Cemitério N. Sra. da Boa Morte – Missa Campal) – Bayeux – 8h e 17h
  • Cemitério Santa Ana – Santa Rita – 9h e 16h

Ônibus e esquema de trânsito

Na segunda-feira (1º), mesmo com o não funcionamento dos órgãos públicos, as linhas de ônibus operam com quadro normal de dia útil. Já na terça-feira (2), as linhas cirulam com quadro de domingo, ou seja, das 70 linhas que operam em dias úteis, 38 linhas estarão à disposição da população.

Idoso entrando em ônibus de João Pessoa após retorno gradativo — Foto: Divulgação/Secom-JP

Idoso entrando em ônibus de João Pessoa após retorno gradativo — Foto: Divulgação/Secom-JP

Conforme a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), o esquema do feriado desta terça-feira (2) pretende facilitar o acesso aos quatro principais cemitérios da capital.

O plano de circulação é executado a partir das 6h no entorno dos Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; Cemitério São José, em Cruz das Armas; Cemitério do Cristo, no Cristo Redentor; e Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados.

Nos demais cemitérios, com fluxo menor de visitantes, a Semob-JP vai disponibilizar equipes de agentes móveis para monitorar e organizar o trânsito no local.

Boa Sentença

Não permitido o fluxo de veículos em frente ao Cemitério Boa Sentença. O fluxo de veículos que vem de Bayeux e da Ilha do Bispo é direcionado para a Avenida Sanhauá, por trás do Terminal Rodoviário. O tráfego da Rua Índio Piragibe deve ser desviado para a Rua São Miguel, sentido Maciel Pinheiro, com retorno dos veículos na Rua Cruz Cordeiro para ter acesso à Rua Francisco Londres, que está liberada para os veículos que vão em direção à Ilha do Bispo e Bayeux.

São José

Um bloqueio total da Avenida Cruz das Armas no trecho em frente ao cemitério foi feito, para permitir a circulação dos pedestres. O fluxo de veículos no sentido Centro-bairro é feito pelas ruas Santos Coelho e Porfírio Costa para o acesso à Avenida Cruz das Armas. Já no sentido bairro-Centro, o fluxo de veículos é mantido na via principal.

Cristo Redentor

Estão bloqueadas as ruas Heronides Vieira com Morise de Miranda Gusmão; Rua dos Milagres com Rua do Jarro e a Rua dos Milagres com a Rua Olívia Almeida Guerra.

Santa Catarina

O fluxo de veículos é proibido em frente ao cemitério com bloqueio na Avenida Santa Catarina com a Avenida Espírito Santo. As linhas de transporte 504, 503 e 1001, que seguem pelas Avenidas Espirito Santo e Santa Catarina são desviadas pelas ruas Gonzaga Silva, Pedro Ramos Coutinho e Elvira Malaguti, onde terão novamente acesso à Santa Catarina.

A Linha 503 que vem pela Rua Tertuliano de Brito segue pelas ruas Pedro Ramos Coutinho e Elvira Malagute, retornando também à Santa Catarina.

Comentários