Autoridades da Espanha emitem alerta para erupção de Vulcão que pode gerar tsunami e atingir todo litoral do Nordeste

0
6895

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, que pode gerar um tsunami no Brasil, entrou em alerta amarelo de acordo com as autoridades espanholas. Esse vulcão poderia causar um tsunami com impacto maior sobre os litorais do Norte e Nordeste do Brasil. A informação foi dada pelo portal MetSul Meteorologia e confirmada pelo UOL. Esse vulcão está adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade recentemente.

Segundo o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, Carlos Teixera, o vulcão pode entrar em erupção, mas isso não significa que um tsunami pode acontecer. É uma possibilidade. O movimento pode gerar um tsunami que percorrerá distâncias transatlânticas e que atingirá quase todos os países banhados pelo oceano Atlântico.

Apesar disso, Teixeira explica que não há motivo para maiores preocupações atualmente. “Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor”, diz.

Comentários