Projeto de unidade móvel para mamografias é aprovado na CMJP

0
3

 

 

O plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta terça-feira (26), três Projetos de Indicação de autoria do vereador Lucas de Brito (DEM) visando à melhoria da qualidade de vida da população pessoense. Os textos da área da Saúde seguem, agora, para apreciação do prefeito Luciano Cartaxo (PT).

Um dos textos dispõe sobre a criação de um serviço móvel de saúde para a realização de exames de mamografias destinadas à detecção precoce das neoplasias malignas de mama. A intenção é ampliar o número de mulheres que realizam o exame anualmente, independente das campanhas realizadas pelo poder público.
“Os dados da Secretaria de Saúde mostram que não há aproveitamento das mamografias em João Pessoa, mesmo havendo a oferta do serviço pelo Ministério da Saúde. Parece haver uma dificuldade no acesso das mulheres para a realização deste exame, principalmente por parte das mulheres carentes”, salienta o vereador. Em aparte, o vereador Raoni Mendes (PDT) elogiou a iniciativa do democrata e lembrou que o município apresenta o pior desempenho das capitais em relação ao rastreamento do câncer de mama.
Outros dois textos do vereador também foram aprovados. um deles objetiva instituir o “Programa Cuidador de Idosos” no município, destinado a promover a figura do cuidador de pessoas idosas de forma voluntária ou profissional, estimulando a atividade na cidade; e o outro instituir a “Unidade Móvel Rede Hora Certa”, cujo foco é promover o atendimento de consultas básicas, consultas de especialidades médicas, exames e procedimentos de saúde de baixa e média complexidades, focados para usuários com dificuldade de locomoção, que já são assistidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor preencha seu nome