26/05/2015 às 15h23
Passará pela sanção de Cartaxo

Projeto de unidade móvel para mamografias é aprovado na CMJP

O plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta terça-feira (26), três Projetos de Indicação de autoria do vereador Lucas de Brito (DEM) visando à melhoria da qualidade de vida da população pessoense. Os textos da área da Saúde seguem, agora, para apreciação do prefeito Luciano Cartaxo (PT).

Um dos textos dispõe sobre a criação de um serviço móvel de saúde para a realização de exames de mamografias destinadas à detecção precoce das neoplasias malignas de mama. A intenção é ampliar o número de mulheres que realizam o exame anualmente, independente das campanhas realizadas pelo poder público.
“Os dados da Secretaria de Saúde mostram que não há aproveitamento das mamografias em João Pessoa, mesmo havendo a oferta do serviço pelo Ministério da Saúde. Parece haver uma dificuldade no acesso das mulheres para a realização deste exame, principalmente por parte das mulheres carentes”, salienta o vereador. Em aparte, o vereador Raoni Mendes (PDT) elogiou a iniciativa do democrata e lembrou que o município apresenta o pior desempenho das capitais em relação ao rastreamento do câncer de mama.
Outros dois textos do vereador também foram aprovados. um deles objetiva instituir o “Programa Cuidador de Idosos” no município, destinado a promover a figura do cuidador de pessoas idosas de forma voluntária ou profissional, estimulando a atividade na cidade; e o outro instituir a “Unidade Móvel Rede Hora Certa”, cujo foco é promover o atendimento de consultas básicas, consultas de especialidades médicas, exames e procedimentos de saúde de baixa e média complexidades, focados para usuários com dificuldade de locomoção, que já são assistidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Comentários

Recomendado para você