24/05/2015 às 14h15
'A formiguinha brasileira e a neve'

Escritora infantil Kátia medeiros lança livro em João Pessoa

A escritora de livros infantis Kátia Medeiros é a convidada do projeto Roda de Leitura da próxima quarta-feira (27), às 14h30, no hall da Estação das Artes Luciano Agra, no Altiplano. Na ocasião será lançado o livro “A formiguinha brasileira e a neve”, com entrada aberta ao público. O evento, que está inserido no projeto Troca de Livros e Conhecimento, contará com a presença dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Albino.

O livro é uma adaptação da fábula da tradição popular “A formiguinha e a neve”, escrita sob a forma de lengalenga, palavras que são repetidas em um encadeamento aparentemente sem-fim e que teve origem na Península Ibérica e na Ilha da Madeira, encontrando-se também entre os índios tehuanos.

A livre adaptação procura recriar a estória trazendo-a para um cenário brasileiro. Por meio de uma linguagem bastante acessível, a obra fala sobre uma formiguinha que mora na selva amazônica e sente entediada. Porém, ao ouvir crianças do sul do Brasil falando sobre inverno e neve, ela se sente atraída a aventurar-se. É quando ela embarca em uma aventura até a cidade mais fria do país e durante uma nevasca fica presa na neve. A partir daí passa a pedir ajuda a vários elementos que surgem durante a história, até implorara a Deus que a tire de lá.

O livro é curto e de fácil leitura, com belas ilustrações da artista plástica Analice Uchoa, especialista em arte Naif, que com seus traços ingênuos, vibrantes e coloridos complementam a narrativa do drama da formiguinha, com um apelo especial para as crianças menores.

A narrativa faz com que a cada nova tentativa da formiga acumule palavras e repita as anteriores, incorporando um recurso rico em sonoridade e que ajuda a compreensão. Assim, o texto se desenvolve de forma lúdica e alegórica sobre o questionamento do poder, da força e da perseverança, valores fundamentais a serem discutidos com as crianças, reforçando sua subjetividade.

Sobre a autora – Kátia Maria de Medeiros é farmacêutica com especialização em Indústria e gestão da Assistência Farmacêutica, mas apaixonada por literatura infantil, onde tenta resgatar esse mundo mágico através de adaptações atualizadas.

Sobre a ilustradora – Analice Rodrigues Uchôa é natural de Campina Grande e radicada em João Pessoa (PB). Começou a pintar em 1998 e atualmente é reconhecida como um expoente da pintura naiff. Atualmente, a obra de Analice tem evoluído e seu trabalho vem aos poucos se consolidando e obtendo o reconhecimento da crítica especializada. Em 2008 lançou o livro de Arte Naif, obra que reproduz cerca de 100 trabalhos da artista, onde podemos ver toda a sua trajetória, desde os primeiros passos, quando iniciou sua carreira há cerca de dez anos.

SERVIÇO:
RODA DE LEITURA
Lançamento de livro: A Formiga e a Neve
Autora: Kátia Medeiros
Ilustradora: Analiche Uchôa
Quarta-feira (27)
Local: Hall de entrada da Estação das Artes
Hora: 14h30
Fone: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Comentários

Recomendado para você