22/05/2015 às 20h09
Associação vai ao campo

Asplan amplia assistência ao associado com palestras nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho

Com a proposta de melhorar o bem estar e a qualidade de vida dos funcionários de seus associados, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) ampliou e aperfeiçoou os serviços que disponibiliza nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho. Desde março, além dos atendimentos em Medicina Ocupacional e orientações e acompanhamento sobre Segurança do Trabalho, realizados nas propriedades, os associados ganharam  a oportunidade de capacitar seus funcionários nestas duas áreas,  através de palestras educativas que abordam temas do cotidiano da vida no campo.

E a palestra de estreia  foi realizada na fazenda Bonita, no município de Cuité de Mamanguape, de propriedade do produtor Walter Barros, no dia 18 de março.  Lá, o médico do trabalho, Dr. Heleno Lino da Silva, responsável pela área de Medicina Ocupacional da Asplan, e o Técnico de Segurança do Trabalho da associação, Natanael Leal, falaram sobre o uso e efeito de defensivos no organismo e sobre a importância dos EPI’s. Na ocasião também foi realizada uma visita técnica na propriedade e feito exames ocupacionais. A mesma temática voltou a ser abordada, no último dia 07, com os empregados da fazenda Mariana II, no município de Santa Rita, do associado Paulo Coutinho. Em ambas, a receptividade dos trabalhadores foi muito boa.

Para ter acesso a esse serviço que oferta, num mesmo momento, ações de Saúde e Segurança do Trabalho, explica a gerente administrativa da Asplan, Kiony Vieira, o associado deve fazer um agendamento prévio. “É preciso o agendamento apenas para conciliar a agenda de Dr. Heleno e de Natanael e dar prioridade a quem solicita o serviço primeiro, mas, o tempo entre a solicitação e a execução do atendimento é de, em média, uma semana apenas”, destaca Kiony. Ela lembra que Dr. Heleno tem disponibilidade para esse trabalho de campo nas quarta e quintas-feiras e Natanael durante toda a semana, no horário da manhã. Nas segundas e terças-feiras, o médico do Trabalho atende na sede da Asplan, em João Pessoa, com serviços clínicos e ocupacionais.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, lembra que a entidade não se limita a representar e defender os interesses da classe dos plantadores do estado. “Temos um trabalho de assistência social muito expressivo que atende não apenas os produtores, mas, também, seus funcionários e que incluem serviços na área de Medicina Ocupacional, Odontologia, exames clínicos, serviços de enfermagem, que também é extensivo aos familiares de primeiro grau. A proposta de incluir nos atendimentos da entidade essas palestras para trabalhadores nas propriedades, segundo Murilo, tem o objetivo de fazer com que o associado possa propiciar ao seu trabalhador, sem custo, e no próprio local de atuação dele, capacitações diversas que o farão exercer com mais segurança o seu trabalho.

Serviços – Os serviços médicos, incluindo exames clínicos admissional, demissional, periódicos e complementares, são oferecidos na sede da Asplan, em João Pessoa, nas segundas e terças-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Entre os exames complementares, destacam-se o Acetilcolinesterase (indicado para ser feito semestralmente para o trabalhador que atua com agrotóxicos) e o de audiometria ( para operadores de máquina e tratores). O serviço de odontologia está disponível de segunda à quinta-feira, nos períodos da manhã (das 8h às 12h) e da tarde (das 13h às 17h), com a Dra. Wilma Lira Dantas da Costa. Os atendimentos ambulatoriais abrangem ainda, caso necessário, o encaminhamento para o Laboratório Valdevino, conveniado da entidade.

Comentários

Recomendado para você