04/01/2016 às 11h36
opinião

TV Câmara tira do ar críticas contas Cunha

O Programa Fatos e Opiniões, da TV Câmara, foi editado para excluir comentários negativos contra o presidente da casa, Eduardo Cunha. O programa registrava a sessão da Câmara do dia 19 de novembro. Na ocasião, diversos deputados criticaram Cunha por tentar interferir nos trabalhos do Conselho de Ética, que devia decidir se Cunha quebrara ou não o decoro parlamentar. A sessão culminou em um pedido da deputada Mara Gabrilli para que Cunha deixasse a presidência da casa. De acordo com informações do jornal O Globo, a versão exibida naquele dia, na internet, continha as críticas dos deputados. A versão que foi ao ar na televisão no dia seguinte excluía esses trechos.

A versão disponível na internet também foi substituída pela editada. “Naquele dia, uma das coisas que me fez entrar em ebulição foi porque eu vi o presidente cerceando a palavra dos deputados. Isso diz respeito à mesma coisa. Você empobrece o conteúdo da Câmara”, disse Mara Gabrilli ao Globo.

A TV Câmara justificou a edição dizendo que a versão sem cortes, que foi ao ar originalmente, era um erro. Segundo Carlos Lessa, diretor executivo da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, o vídeo sem cortes não contemplava o contraditório – mesmo presente a sessão, Cunha não se defendeu das acusações. Lessa afirma que Cunha não interferiu na decisão da edição.

Os deputados atingidos pelos cortes cobraram um posicionamento da Mesa Diretora da Casa sobre o fato.

Época

Comentários