29/12/2015 às 18h53
ARGUMENTO

Cássio defende parlamentarismo e diz que sistema atual está se “deteriorando”

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, defendeu hoje (29) que o parlamentarismo deveria ser adotado como sistema de governo do Brasil. O senador paraibano lembrou que votou contra a medida durante a Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, quando era deputado federal aos 23 anos, pois não teria maturidade suficiente na época. Contudo, o sistema poderia, segundo ele, ser a melhor alternativa para quebrar as supostas falhas do presidencialismo atual.

– Na Assembleia Nacional Constituinte, em determinado momento, nós tivemos a chance de discutir o parlamentarismo – e talvez naquele momento fosse a melhor saída para o Brasil – e eu insiti em defender a tese, que foi a vencedora, do presidencialismo. Se eu tivesse mais maturidade naquele instante poderia ter seguido conselho de pessoas como Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso. O presidencialismo vem se deteriorando mandato a mandato.

A declaração do senador ocorreu enquanto ele comentava sobre arrependimentos na política. Ele diz ainda que não se arrepende de ter votado em Ricardo Coutinho em 2010, mas que “teria vergonha” se tivesse votado em 2014: “Já teria conhecido a prática política e os gestos, assinando em baixo em várias coisas que não concordo”.

Ao ser questionado sobre críticas que o senador recebe por estar mais focado na política nacional, o tucano afirmou que está fazendo o que o mandato lhe confere e para o que foi eleito. “São críticas tolas. Se eu estivesse preso ao rame-rame local também me criticariam”, avaliou.

PARLAMENTOPB

Comentários