22/12/2015 às 08h13
PARAÍBA

Aesa prevê começo de verão com tempo nublado no Litoral

A estação mais quente do ano começará oficialmente a 01h48 da madrugada desta terça-feira no Hemisfério Sul. Aqui na Paraíba, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o primeiro dia do verão vai ser de tempo nublado e chuvas rápidas no Litoral, mas ao longo da semana o sol deve prevalecer e aumentar a temperatura gradativamente.

Nesta época do ano as temperaturas médias variam entre a máxima de 31 º C e mínimas de 26º C na região do Litoral. No Agreste os termômetros ficam entre 30 º C e 20 º C. Cariri; entre 34 º C e 19 º C; e Sertão entre 35 º C e 22 º C. A previsão diária está disponível no site www.aesa.pb.gov.br.

“A tendência é de que o início de 2016 repita as altas temperaturas registradas nos primeiros meses de 2015, Este ano, inclusive, foi considerado o mais quente da história segundo a Organização Meteorológica Mundial. As temperaturas devem ficar um grau acima de média. Em alguns casos raros, até dois graus. Esta elevação é provocada por causa de fenômenos como o El Niño, o aquecimento global e o prolongamento da estiagem aqui na Paraíba, que já dura quatro anos”, destacou a meteorologista Carmem Becker.

Chuvas – O verão, além de ser a época mais quente do ano, também é a estação onde são registrados os maiores índices pluviométricos no Cariri e Sertão. O tradicional anúncio da previsão de chuvas para o primeiro trimestre do ano nestas regiões, que anualmente é feito em dezembro pela Aesa, foi adiado para janeiro de 2016.

“Percebemos que neste mês há uma inconstância em elementos importantes para a previsão, como o El Niño e a temperatura dos oceanos. Vamos aguardar até o início de janeiro para que possamos realizar um estudo mais detalhado e fazer uma previsão com menor margem de erro”, informou o gerente de Hidrometria e Monitoramento da Aesa, Alexandre Magno.

Raios UV – A incidência média de raios ultravioletas na Paraíba é classificada como extrema durante o verão. Numa escala que vai de 1 a 16, a maioria dos municípios paraibanos tem índices acima de 12 neste período. “O aumento dos raios UV nesta época do ano é normal, principalmente próximo ao meio-dia, por isto é importante se proteger do sol”, alertou Magno.