09/12/2015 às 18h24
CRISE HÍDRICA

Trauma realiza palestra sobre uso consciente da água

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou, na manhã desta quarta-feira (9), no auditório da instituição, a palestra sobre o consumo consciente de água. Segundo o educador ambiental e funcionário da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba – Cagepa, Elias José Lira, o objetivo foi levar dicas sobre economia de água e como cada um pode contribuir para o consumo consciente, além de explicar o trabalho de captação, tratamento e distribuição do recurso hídrico da Cagepa.

O palestrante falou sobre a localização dos mananciais que abastecem a cidade, os índices de consumo de água em diversos países e no Brasil, além de expor formas de combater o desperdício do produto. “O que nós podemos fazer para diminuir os gastos com a água?”, indagou Elias José, apresentando slides com várias dicas para os trabalhadores utilizarem em suas residências, seja na hora de limpar o carro, a louça, ou na hora de regar plantas, por exemplo.

Para a coordenadora do setor de Psicologia da unidade hospitalar, Anne Paiva, a palestra foi muito produtiva e atual. “Nunca tinha ouvido uma palestra assim, que tratasse tão bem o tema. Acredito que os funcionários também não, e pude perceber que havia vários interessados em ver como ajudar a reduzir o consumo. Estamos atualizando nossos conhecimentos para trazer mais qualidade para nossos lares e, ainda, para o hospital, e essa palestra foi excelente”, comentou.

Redução de gastos – Essa palestra faz parte de um Plano de Ação adotada pela unidade de saúde para conscientizar os colaboradores sobre o uso consciente dos bens para redução dos gastos. O PA envolve não somente a redução do consumo de energia, como também de água, a diminuição de despesas com papel e copos descartáveis que têm um custo muito alto.

Comentários