04/12/2015 às 08h07
HOMENAGEM

CMJP outorga a cidadania pessoense ao dentista Jorge Antônio Diaz Castro

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (3), uma sessão solene para outorga do Título de Cidadão Pessoense ao cirurgião dentista Jorge Antônio Diaz Castro, pelos relevantes serviços prestados à Capital. A homenagem proposta pelo vereador Edson Cruz (PP) aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena.

“Estou emocionado por poder outorgar este Título de Cidadão Pessoense a um companheiro de luta dos movimentos sociais de nossa cidade. É uma satisfação fazer esta homenagem a este grande cidadão que nasceu no Chile e adotou nossa cidade para viver. Como professor, cirurgião dentista ou pesquisador, Jorge Diaz só enobrece sua profissão e faz a diferença em nossa Capital”, justificou Edson Cruz.

O vereador Bruno Farias (PPS) iniciou seu discurso com um poema do poeta chileno Pablo Neruda: “Ainda que chova, ainda que doa. Ainda que a distância corroa as horas do dia e caia a noite sem estrelas, o mundo brilha um pouquinho mais a cada vez que você sorri”. De acordo com Bruno, o homenageado tem sido o responsável pelo sorriso de muitos paraibanos e pessoenses, não apenas pelo trabalho em si mas por toda sua conduta cotidiana. “Toda nossa cidade tem dívida de gratidão com você por serem beneficiários de suas ações profissionais nas intervenções e restaurações de suas vidas e de seus sorrisos. Receba esta homenagem que oficializa essa cidadania que há anos você construiu quando fincou raízes em nossa cidade”, completou Bruno.

Amigos do homenageado usaram a tribuna para exaltar as qualidades do novo cidadão pessoense. O gestor da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Batinga, destacou que o cirurgião já se encorporou ao cotidiano da Capital paraibana, “a ponto de perde todo sotaque da terra onde nasceu”. Para o gestor o título apenas homologa algo já conquistado pelo chileno. O advogado, ex-vereador, Delosmar Mendonça, enfatizou o engajamento político e a luta pela pratica da cidadania do dentista. Já o representante do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Eduardo Soares, destacou as atividades filantrópicas e sociais do homenageado. Segundo Eduardo, o cirurgião sempre está preocupado com a situação da população que vive nas comunidades carentes da cidade.

Jorge Antônio Diaz Castro apresentou um relato histórico de toda trajetória realizada por sua família ao se transferir do Chile para o Brasil. Ele afirmou que desde 1977 incorpora, aos princípios éticos e morais aprendidos por seus pais, os hábitos paraibanos. Para ele, essa junção forjou seu interesse pelas causas sociais. “Preciso agradecer a Deus pela força para seguir sempre em frente; aos meus pais pelos exemplos e ensinamentos; a minha família pela inspiração, parceria e companheirismo; aos vereadores pela aprovação deste título que reconhece minha luta por esta cidade e aos meus amigos pela parceria de sempre. Serei eternamente reconhecedor deste momento. Obrigado a todos”, discursou o novo pessoense.

O homenageado

Jorge Antônio Diaz Castro nasceu em 27 de dezembro de 1965, na cidade de Antofagasta, no Chile. Graduou-se pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Odontologia com especialização em Cirurgia Buco-maxilo-facial e Implantodontia. Atualmente é Professor da disciplina de Cirurgia Buco-maxilo-facial do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e é membro da equipe de Cirurgia Buco-maxilo-facial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Comentários

Recomendado para você