01/12/2015 às 10h33
PARCERIA

Cagepa quer acordo com TJ para minimizar número de individados

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) deve ser a próxima empresa a firmar parceria com o Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba, através do projeto ProEndividados. O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves, demonstrou, recentemente, interesse em realizar mutirões para possibilitar que cidadãos inadimplentes possam quitar seus débitos com a empresa.

Para Marcus Vinícius, a adesão da Cagepa ao projeto trará benefícios tanto para a empresa, que diminuirá o número de inadimplentes e, consequentemente, de débitos, quanto para a população, que terá a oportunidade de quitar os débitos à vista ou parceladamente, dependendo da condição financeira de cada um.

De acordo com o diretor-adjunto do Núcleo de Conciliação e coordenador do projeto, juiz Antônio Carneiro, as discussões com os representantes da Cagepa foram iniciadas desde meados de novembro.

“Se firmada a parceria, realizaremos esforços concentrados nos mesmos moldes que já começamos a fazer com a empresa Energisa, convocando os cidadãos inadimplentes para analisar a melhor forma de quitar as dívidas e disponibilizando uma equipe de trabalho para auxiliar na realização das audiências”, explicou Antônio Carneiro.
ProEndividados – O projeto tem como proposta orientar as pessoas a trabalharem melhor com o que tem, ou seja, um orçamento curto e diferenciado. O Tribunal de Justiça é parceiro dos cidadãos na tentativa de encontrar as entidades credoras para a renegociação da dívida dos consumidores superendividados.

O ProEndividados teve origem no estado do Rio Grande do Sul, antes da Paraíba, já tinham aderido os estados do Paraná, São Paulo e Pernambuco.

No último esforço concentrado, realizado na Paraíba, em parceria com a empresa Energisa, 742 contribuintes compareceram e 763 acordos foram firmados. Um total de R$ 519 mil foram arrecadados, representando 95% de acordos.

Comentários

Recomendado para você