26/11/2015 às 10h33
EM SP

RC participa de reunião com governadores e concede entrevista ao ‘Estadão’

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta quarta-feira (25), da reunião de trabalho do Pacto pela Reforma do Estado, em São Paulo (SP), proposta pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC). O encontro reuniu 15 governadores, secretários de estado e lideranças do setor privado com o objetivo de discutir e definir a agenda do Pacto pela Reforma. Os secretários Tárcio Pessoa (Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças), Gilberto Carneiro (Procuradoria Geral do Estado) e Luís Torres (Comunicação Institucional) acompanharam o governador.

Em seu pronunciamento, Ricardo Coutinho fez uma análise da situação política e econômica atual e defendeu a importância da agenda positiva para que setor público e empresarial encontre alternativas para sair da crise. Ele fez ainda um chamamento do Congresso Nacional e ressaltou a necessidade de se fazer mudanças.

“O Brasil perdeu 2015 e devemos ter coragem de mudar as regras como a da Previdência, além de envolver o Poder Legislativo e chamá-lo à responsabilidade. Não podemos ficar trabalhando todos os dias para tirar pautas bombas do Congresso”, declarou o governador paraibano.

O Pacto pela Reforma do Estado foi firmado durante o Congresso Brasil Competitivo, realizado em setembro deste ano, e surgiu com o propósito de mobilizar os setores privado e público para a melhoria da eficiência e aumento da produtividade no setor público, visando o fortalecimento de um Estado indutor do desenvolvimento.

Desde então, os chefes de Estado têm unido forças com o Movimento Brasil Competitivo e o tema vem sendo discutido durante vários fóruns, como dos governadores do Brasil Central e dos governadores da Amazônia Legal. A ideia é construir uma pauta de consenso e um plano de trabalho conjunto entre os gestores estaduais para auxiliar a União a enfrentar e superar a atual crise.

Além do governador Ricardo Coutinho, participaram da reunião os governadores Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), Pedro Taques (Mato Grosso), Paulo Câmara (Pernambuco), Marconi Perillo (Goiás), Camilo Santana (Ceará), Beto Richa (Paraná), Geraldo Alckmin (São Paulo), Paulo Hartung (Espírito Santo), Marcelo Miranda (Tocantins), Confúcio Moura (Rondônia), Ivo Sartori (Rio Grande do Sul), Simão Jatene (Pará), Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro) e Fernando Pimentel (Minas Gerais).

Ainda participaram, pelo setor privado, representantes das empresas Cosan , Iguatemi, Natura, Celulose Riograndense, Brasal, Lojas Renner, Fiat Chrysler, Motorola, Riachuelo,  Flávio Rocha, CGG Trading, Localiza, SAP, Camargo Corrêa, Farmabrasil, Abimaq, ABDIB.

Entrevista nacional ao ‘Estadão’

Participando de encontro de governadores em São Paulo, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), concede entrevista no final da manhã desta quinta-feira (26) ao tradicional jornal Estado de São Paulo (Estadão). A informação está na coluna do jornalista Heron Cid, no Portal MaisPB.

Ricardo já esteve ocupando recentemente espaços de destaque na imprensa nacional. Ele deu entrevistas na Rede TV e na Record News, também em São Paulo.

Governador do PSB reeleito e ocupando vácuo no Nordeste deixado pela morte do ex-governador Eduardo Campos , Ricardo chama atenção também pela defesa a governabilidade e saídas para a crise do Brasil.

As aparições do governador integram estratégia de construção da imagem de liderança regional, adotada pelo secretário Luís Tôrres, da Comunicação.

Comentários