19/05/2015 às 19h08
Preocupante

Açude Boqueirão é tema de debate com representantes da ANA, do Governo e da Frente Parlamentar

açude boqueirão sofre a falta d’água

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba vai discutir a situação do açude Epitácio Pessoa com a Agência Nacional das Águas (ANA) e deputados da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (20). O encontro, organizado pelo Governo do Estado, será realizado às 9h, no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande.

Durante a reunião, a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) apresentará a situação hídrica da Paraíba e as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para minimizar os efeitos da estiagem. E a Cagepa mostrará a situação atual do esgotamento sanitário das cidades localizadas na bacia hidrográfica do rio Paraíba.

A Aesa monitora o nível de 124 açudes: 48 estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total, 37 estão com menos de 20% e 39 com menos de 5%. “Nos últimos quatro anos não tem chovido o suficiente para que sejam feitas recargas significativas nos nossos reservatórios. As chuvas são irregulares e muitas vezes abaixo da média histórica. Daí o açude Boqueirão ter chegado a esta situação preocupante, assim como é em vários reservatórios do Nordeste”, ressaltou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

O açude Epitácio Pessoa está localizado na cidade de Boqueirão, abastece Campina Grande e 20 municípios vizinhos e está 19,1% da capacidade máxima. O reservatório tem capacidade para mais de 411 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 80 milhões de metros cúbicos. Ele faz parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba, a segunda maior do Estado.

Comentários