02/11/2015 às 15h23
CULTURA

PMJP anuncia atrações do III Festival Internacional de Música Clássica

Um dos principais eventos de música clássica do país foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (29). É o Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, que chega terá sua terceira edição entre 29 de novembro e cinco de dezembro contando 15 músicos de seis nacionalidades. A lista de participações foi anunciada durante evento de lançamento com a participação do prefeito Luciano Cartaxo.

“Este é um evento de grande importância para o nosso calendário turístico e cultural e que reaproxima João Pessoa da sua tradição dentro da música erudita”, destacou o prefeito. “Estamos dando à população a oportunidade de assistir concertos dos maiores instrumentistas do mundo e mostrando a força que a cultura clássica possui”, complementou.

Serão 23 concertos pelas igrejas históricas da cidade e 11 masterclasses. Entre as estrelas que estarão na programação estão nomes como o do holandês Joris van Rijn-Holanda, a russa Masha Iakovleva, a japonesa Mayu Konoe e os brasileiros Alexandre Mandl e Alberto Johnson, todos reconhecidos pelo talento como violinistas.

Frank Brakkee (Holanda), Takehiro Konoe (Japão) e Emerson de Biaggi (Brasil) comporão as violas. Michael Müller (Alemanha) e o brasileiro Matias de Oliveira Pinto são as estrelas ao violoncelo, enquanto Yoram Ish-Hurwitz (Israel) estará ao piano. Completa a relação o violonista Claudio Faga (Brasil).

“O Festival já está consolidado e se fortalece a cada novo ano, movimentando a cena cultural em João Pessoa”, destacou o coordenador executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Maurício Burity. “Tenho certeza que a cidade vai abraçar mais uma vez o evento e aproveitar essa programação construída com muita dedicação”, afirmou.

Destaques do festival – Com apenas 14 anos, a premiada violinista holandesa Noa Wildschut, com participações nas principais orquestras do Velho Mundo, será uma das homenageadas do evento em 2015. Ela dividirá a o posto com o cellista alemão Benedict Klöckner, em sua segunda passagem pela cidade.Laçamento_FestivaldeMúsica_2015_foto_Julianasantos 079

“A formatação do festival obedece aos mesmos padrões das duas primeiras edições, prezando pela excelência na seleção dos participantes”, diz Johnson, que coordena a parte artística do festival ao lado de Paulo Gazzaneo. “O foco é unir juventude à experiência dos participantes como forma de intercâmbio e apoio a projetos sociais”, completa.

A solenidade desta quinta teve uma apresentação da Orquestra de Cordas Infanto-juvenil do projeto Ação Social Pela Música do Brasil, parceria da PMJP com a ONG homônima e que está atendendo a 94 crianças do Alto do Matheus. Eles se apresentaram ao lado do quinteto de instrumentistas venezuelanos advindos do El Sistema.

O festival – Sucesso de público e crítica em duas edições com concertos repletos, o Festival Internacional de Música Clássica vai contar mais uma vez com uma seleção de alguns dos artistas mais respeitados da música erudita mundial, em passagens por igrejas históricas e pontos turísticos da capital, além de eventos de formação musical gratuitos (masterclasses) ministrados pelos artistas convidados entre 30 de novembro e 4 de dezembro.

Serão 23 concertos no total (quatro por dia, realizados às 14h30, 16h, 18h e 20h), ambientados no belíssimo cenário das igrejas históricas, como os templos de São Bento, do Carmo, da Misericórdia, Baptista e do São Francisco.

O III Festival Internacional de Música Clássica é realizado pela Prefeitura da capital (PMJP), por meio da Funjope, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Comentários