28/10/2015 às 15h24
SERVIÇO

Centro de Zoonoses deve vacinar 65 mil animais contra raiva em João Pessoa

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses deve vacinar 65 mil cães e gatos durante a campanha nacional de vacinação contra raiva este ano. A campanha já começou e o ‘Dia D’ está marcado para 28 de novembro, quando mais 200 postos de vacinação serão disponibilizados em todos os bairros.

O gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, Nilton Guedes, explica que a quantidade de postos foi pensada para facilitará o acesso da população, sobretudo dos bairros mais afastados do Centro ou com acesso mais difícil.

Ainda de acordo com Nilton Guedes, mesmo animais que já foram vacinados em anos anteriores devem tomar uma nova dose, pois a vacina antirrábica garante a imunidade do bicho por apenas um ano. Se o animal já possuir cartão de vacinação, a orientação é apresentá-lo no local de imunização. Animais sob o cuidado de ONGs serão vacinados de acordo com um calendário diferenciado.

A doença – A raiva pode ser transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. O vírus viaja até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação.

O animal contaminado apresenta mudanças de comportamento, dilatação das pupilas, aumento da salivação, mordidas no ar e latidos mais agudos do que o normal, além de mudanças na forma de andar natural, com contrações musculares faciais e corpo mais rígido.

A vacina antirrábica está disponível durante todo o ano no Centro de Zoonoses, localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão – s/n – Jardim Cidade Universitária. O telefone para contato é o (83) 3218-9357.

Comentários