27/10/2015 às 13h24
HOMENAGEM

Eitel Santiago de Brito Pereira recebe Medalha Cidade de João Pessoa na CMJP

O subprocurador geral da República e vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, Eitel Santiago de Brito Pereira recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa na tarde desta segunda-feira (26). A solenidade proposta pelo presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), aconteceu no plenário Senador Humberto Lucena.

Compuseram a mesa da solenidade, o propositor e o homenageado, além do vereador Lucas de Brito (DEM), filho do laureado, que secretariou os trabalhos; o representante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual José Aldemir; o deputado federal Pedro Cunha Lima; representando o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), procurador geral do Município Adelmar Azevedo Regis; o procurador do MPF, Rodolfo Alves; o representante do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Joás de Brito Pereira. Os vereadores Raoni Mendes (PTB), Bosquinho (DEM), Fernando Milanez (PMDB), João dos Santos (PR), Santino (PT do B), Zezinho Botafogo (PSB) e Marco Antônio (PPS) prestigiaram a solenidade além de outras autoridades políticas e jurídicas, alunos, familiares e amigos do homenageado.

“É por merecimento, que nesta sessão solene, a CMJP concede a Medalha Cidade de João Pessoa, uma das mais importantes honrarias desta Casa, a Eitel Santiago, pelos relevantes serviços prestados à nossa cidade e ao nosso povo. A propositura, de minha iniciativa, foi aprovada por unanimidade, e não poderia deixar de ser. Eitel Santiago é um célebre paraibano, um pessoense que ama sua terra, um cidadão de caráter e um jurista com valor indiscutível”, justificou o presidente.

Durval Ferreira ainda enfatizou em seu discurso que, Eitel Santiago é um exemplo de cidadão, pai de família, educador e servidor público; é muito querido e respeitado pelos colegas de profissão, alunos, amigos e familiares. “Quem realmente convive de perto ou conhece seu comportamento, sabe da seriedade e altivez com que conduz sua vida e seu ofício. Por isso, é com muita alegria e satisfação que estamos aqui reunidos para reconhecer a grandeza deste grande homem, professor e jurista, Eitel Santiago de Brito Pereira. Que Deus continue lhe abençoando imensamente”, finalizou.

Um dos filhos do homenageado, o vereador Lucas de Brito fez um discurso apresentando toda trajetória de vida do pai e do homem público “que lhe serve de exemplo e de quem é grande fã”. Lucas destacou o senso de responsabilidade e sua integridade. De acordo com Lucas, seu pai sempre foi o primeiro das turmas, por que passou, e sempre era o queridinho dos professores. O parlamentar afirmou que o homenageado nunca se deslumbrou com a condição privilegiada de sua família usineira e desde cedo defende a meritocracia.

“A motivação desta Casa para realizar esta homenagem transcende. O que está sendo reverenciado hoje é a tua identidade como defensor dos mais caros valores da nossa sociedade. Nossas mais eternas lembranças referem-se a fatos vivenciados ao teu lado, meu pai. Nosso passado, nosso presente e nosso futuro estão entrelaçados pela tua presença. Não é só tua família que nutre sentimento de gratidão pela tua companhia, mas alunos, companheiros e amigos que dividiram contigo tua vida. Meu pai, tu és um bem aventurado, só não te deixes embriagar pela sinergia destas emoções. Agora posso cantar, quão grande é meu Deus e todos hão de ver quão grande é meu Deus”, finalizou Lucas de Brito.

O procurador do MPF e professor Luciano Maia reverenciou a qualidade que o homenageado tem de permanecer com a mesma simplicidade no trato com as pessoas nas mais diversas situações e ocasiões. Ele lembrou que foi Eitel que se mobilizou pela preservação da mata atlântica do Buraquinho e pela adequação das barracas da praia do Cabo Branco. “Durval e demais parlamentares desta Casa, recebam um abraço e gratidão do MPF por esta homenagem a Eitel Santiago, que sempre realizou a política do bem comum”. O deputado federal Pedro Cunha Lima destacou o grande coração, a retidão e a integridade do homenageado. Já o deputado estadual José Aldemir exaltou sua grandeza como homem público, que luta pela Capital paraibana.

O homenageado disse que a honraria alegrava seu coração e agradeceu aos vereadores pela homenagem e a toda sua família e amigos pela parceria em sua trajetória de vida. Ele refez, em seu discurso, toda sua trajetória de vida, sempre exaltando seu amor a família e a cidade de João Pessoa.

“Todos os que falaram, hoje, me emocionaram muito. Mas quem mais me emocionou foi meu filho Lucas de Brito, legítimo representante do povo de João Pessoa, que me faz sentir merecedor desta homenagem. A cidade de Nossa Senhora das Neves é meu ninho, minha cidadela e meu refúgio para onde volto para restabelecer minhas forças nos embates do cotidiano. Posso dizer sem modéstia que mereço esta honraria porque é o reconhecimento pelo meu trabalho em todas as áreas em que atuei e por todo amor devotado a esta minha querida cidade”, discursou.

O Coral Antônio Leite da CMJP, sob a batuta da maestrina Socorro Estrela e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional, do Hino Oficial de João Pessoa e da canção “Conquistando o Impossível” composição da cantora gospel Jamily.

O homenageado

Filho do ex-deputado federal Joacil de Brito Pereira e pai do vereador Lucas de Brito (DEM), Eitel Santiago é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); possui Mestrado em Constituição e Sociedade pelo Instituto Brasileiro de Direito Público; e fez vários cursos e especializações, como formação complementar, em uma Instituição Superior da França e na Universidade de Brasília, entre 1979 a 2001. Desde 1991, é professor da UFPB onde ministra as disciplinas de Ciência Política, Direito Constitucional e Direito Penal. Também é membro do Ministério Público Federal (MPF), desde 1984, sendo vice-presidente do Conselho Superior do órgão; e, atualmente, exerce o cargo de Subprocurador-Geral da República em processos criminais de competência dos Tribunais Superiores.

Ascom

Comentários