25/10/2015 às 06h17 • atualizado em 27/10/2015 às 16h56
PARCERIA

Paraíba participa de reunião da Associação Brasileira de Registro de Câncer

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai participar da 19ª Reunião da Associação Brasileira de Registro de Câncer, que vai ser realizada de 26 a 30 de outubro, em Fortaleza. A reunião tem por objetivo estimular a reciclagem de conhecimentos, a troca de ideias, discutir os registros de câncer e a busca de soluções para questões relevantes sobre o assunto.

Durante o evento, a supervisora de Ações e Análise Epidemiológica da SES e coordenadora do Registro de Câncer de Base Populacional de João Pessoa, Ângela Pontes de Aquino, vai apresentar uma pesquisa acadêmica com o tema ‘Câncer em João Pessoa: Distribuição dos Principais Tipos de Câncer, por Sexo e Distritos Sanitários, no período de 1999 a 2007. Além disso, Ângela apresentará, em conjunto com Esther de Vries, representante da Agência Internacional de Registro de Câncer (IARC), e a equipe do Instituto Nacional do Câncer (INCA), seus registros para análise e inclusão de suas informações sobre câncer na Revista Cancer Incidence in Five Continents Volume XI (CI15-11), publicação de circulação mundial.

“A participação da Paraíba nesse evento é de grande relevância no cenário mundial. O Registro de Câncer nos permite conhecer o perfil da doença em nosso território, e dá-lo a conhecer em um cenário internacional, possibilitando assim o desenvolvimento de estratégias de abordagens preventivas, de detecção precoce, e de políticas públicas que envolvam o tema com maior propriedade em face das informações colhidas por esses órgãos”, explicou Ângela Pontes.

Comentários