Com prisão de Moreira Franco, RJ tem seu 5º ex-governador preso

0
59

Em menos de três anos, todos os cinco ex-governadores que foram eleitos no Rio de Janeiro e estão vivos foram presos. Nesta quinta-feira (21), o também ex-ministro Moreira Franco foi preso durante uma fase da Lava Jato.

Além de Moreira Franco, foram presos:

Anthony Garotinho – recorre em liberdade

Rosinha Matheus – recorre em liberdade

Sérgio Cabral – preso

Luiz Fernando Pezão – preso

Moreira Franco

Moreira Franco foi preso no início da tarde desta quinta-feira (21), em mais uma fase da Lava Jato no Rio de Janeiro que também tinha como alvo o ex-presidente Michel Temer.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro.

A prisão de Temer e Moreira Franco tiveram como base a delação de José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

Moreira Franco sempre foi um dos nomes mais importantes do MDB do Rio. Sua trajetória política começou anda nos anos 70. Foi eleito deputado federal pelo então PMDB em 1974, recebendo mais de 120 mil votos: um recorde pra época. Em 1977 se tornou prefeito de Niterói.

Dez anos depois tomou posse como governador do estado do Rio. Como governador, expandiu as linhas 1 e 2 do metrô e construiu o presidio de Bangu 1, primeiro presídio de segurança máxima do Brasil, que recebeu os principais chefes do tráfico de drogas do rio.

Nos anos 90 voltou ao Congresso Nacional, onde exerceu mais dois mandatos como deputado federal. Nos últimos anos ocupou cargos no poder executivo federal. Moreira Franco é considerado um dos principais conselheiros de Temer.

Durante a gestão de Temer, foi secretário-geral da Presidência da República e secretário executivo do Programa de Parceria de Investimentos.

Comentários