Paraíba apresenta redução no número de homicídios durante o carnaval

0
12

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foi reduzido no carnaval deste ano na Paraíba. Os dados, apresentados nesta quinta-feira (07) pela Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds), mostram uma redução de 35% em comparação aos outros anos.

Ao todo, onze pessoas foram assassinadas nas festas entre sexta-feira (01) e terça-feira (05). Em 2018, foram registradas 17 execuções no mesmo período, número que também foi menor do que em 2017, quando o carnaval na Paraíba fez 23 vítimas de homicídio.

Das onze execuções, sete foram efetuadas com armas de fogo; outros dois casos foram de morte a pauladas e mais dois efetuados com arma branca.

Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a maior parte dos crimes não tem relação com os eventos carnavalescos. “De forma alguma tem relação direta com eventos, temos crimes de violência doméstica, ações com pedradas, ações com arma branca”, explicou.

O secretário de segurança, Jean Nunes, afirmou que o período foi tranquilo e com saldo positivo. “Nos últimos quatro anos, tivemos quatro reduções consecutivas”, analisa Jean, que considera a queda de homicídios o mais importante dos dados.

O relatório também mostra queda no número de roubo e furto de veículos. Se em 2018, 29 veículos foram roubados e 17 furtados, em 2019, o total caiu para 35 ocorrências, sendo 24% a menos.

Entre a sexta e a terça, a Polícia Militar realizou 270 prisões, sendo 28 detidos por lesão corporal, 23 por embriaguez e desordem, 22 por tráfico de drogas, 21 por brigas, 13 por consumo e porte de drogas, 12 por desacato, 11 por ameaça e 11 por roubo a pessoa na rua.

Comentários