Paraibano Hulk é campeão chinês com Shanghai SIPG pela primeira vez

0
21

O Campeonato Chinês tem novo dono. Nesta quarta-feira, o Shanghai SIPG venceu em casa o Beijing Renhe por 2 a 1 e garantiu pela primeira vez o título nacional, com uma rodada de antecipação. O time dos brasileiros Hulk, Oscar e Elkeson chegou aos 68 pontos em 29 jogos e não pode mais ser alcançado pelo Guangzhou Evergrande. O time de Paulinho, Anderson Talisca, Alan e Ricardo Goulart parou nos 60 ao perder para o Chongqing Dangdai Lifan por 2 a 0, gols de Fernandinho, ex-Flamengo, Grêmio e São Paulo, e Sebá, ex-Cruzeiro.

– Para mim, esse título tem um gosto ainda mais especial. Eu me tornei tetracampeão chinês e o único jogador a ganhar por dois clubes diferentes – disse Elkeson, lembrando seus outros três títulos chineses pelo Guangzhou Evergrande, em 2013, 2014 e 2015.

O meia uzbeque Akhmedov abriu o placar para o Shanghai SIPG aos 20 minutos de jogo. No segundo tempo, Wu Lei ampliou aos dois, chegando ao seu 27º na liderança da artilharia. Aos 20, o senegalês Makhete Diop descontou para o Bijing Renhe. Oscar e Elkeson foram titulares. Capitão da equipe, Hulk não pôde jogar por ter sentido uma lesão no treino da véspera.

A conquista do time treinado pelo português Vítor Pereira interrompeu a sequência do heptacampeão Evergrande. Vice na temporada passada e em 2015, o Shanghai foi fundado em 2005, ganhou a terceira divisão em 2007 e a segunda em 2012. Há dois anos, tirou Elkeson do Guangzhou e contratou Hulk ao Zenit, da Rússia. No fim de 2016, levou Oscar do Chelsea.

Outros gols brasileiros na rodada

Não foram só esses brasileiros que deixaram suas marcas nesta quarta. Hernanes, ex-São Paulo, fez seu quarto gol na 13ª partida que disputou desde sua volta à China. Foi na derrota do Hebei Fortune por 2 a 1 para o Guangzhou R&F.

Outro ex-tricolor que balançou a rede foi Pato, pela 15ª vez no Chinês, no empate do Tianjing Quanjian com o Changchun Yatai por 2 a 2. Entre os brasileiros, ele só tem menos gol do que os 17 de Diego Tardelli, do Shandong Luneng, e os 16 de Alan Kardec, do Chongqing Lifan – Anderson Talisca também soma 15.

Teve jogo com gol brasileiro de um lado e do outro. Justamente os que decidiram a partida. Alex Teixeira, ex-Vasco, empatou no fim do primeiro tempo para o Jiangsu Suning diante do Shandong Luneng em 2 a 2. Mas, no início da etapa complementar, o zagueiro Gil, ex-Corinthians, garantiu a vitória de sua equipe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor preencha seu nome