Na Paraíba, mais de 460 mil não votam no 2º turno

0
13

Cerca de 461 mil eleitores deixaram de votar no segundo turno das eleições deste ano na Paraíba, que ocorreu neste domingo (28). Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) e representam mais de  16% do total de votos.

Os números apresentam um crescimento em relação ao primeiro turno do estado paraibano, quando 430 mil pessoas deixaram de votar – cerca de 15%. Quase três milhões de paraibanos estiveram aptos para a votação.

De acordo com o TRE, dos 2,8 milhões de eleitores paraibanos espalhados pelos 223 municípios do Estado, a maioria é composta por mulheres (1.517.567), representando 52,9%. Já os homens totalizam 1.350.082 eleitores, equivalente a 47,1% do eleitorado.

Deste total, cerca de 36 mil optaram por votar em branco e 136.843 mil anularam o voto. Os votos válidos somam 2.232.290 milhões.

Justificativa

Quem não votou neste domingo e não justificou a ausência deve preencher o requerimento de justificativa eleitoral e entregá-lo em um cartório eleitoral. Além do requerimento, deve haver uma documentação que comprove a impossibilidade de comparecer na votação. O prazo para justificativa é em até 60 dias após a votação – sendo 06 de dezembro o prazo para quem não votou no primeiro turno e 27 de dezembro para se absteve no segundo turno.

Em caso de viagem internacional, a justificativa deve acontecer em até 30 dias após o retorno ao Brasil.

A justificativa também pode ser feita online no Sistema Justifica. Neste sistema, o eleitor deve preencher as informações solicitadas e anexar a documentação comprobatória que deve ser digitalizada.

De acordo com o TRE, o cidadão que não votar em três eleições consecutivas, sendo que cada turno corresponde a uma eleição, e não justificar sua ausência e quitar a multa devida, terá o registro do título eleitoral cancelado e ficará impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor preencha seu nome