15/05/2015 às 17h35
De janeiro a abril

Hotéis da Paraíba registram ocupação média de mais de 75%

Os quatro primeiros meses de 2015 (janeiro a abril) foram significativos para o setor do Turismo na Paraíba. De acordo com levantamento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o Fluxo Global Estimado de hóspedes foi de 605 mil, número 3% maior que o mesmo período do ano passado. A Taxa de Ocupação Hoteleira no Estado chegou a 76,36%, um percentual 3% acima do quadrimestre do ano anterior.

A pesquisa realizada pelo Setor de Estatística da PBTur constatou ainda que houve um aumento no número de turistas paulistas para o Destino Paraíba, passando de 18,10% para 20,45% em abril. Também foi registrada uma elevação no fluxo de turistas estrangeiros: 78,02% no período de janeiro a abril sobre igual período de 2014.

Na avaliação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, os números oficiais mostram que a política de divulgação do Destino Paraíba está no caminho certo. Ela lembra que nos principais feriados nacionais o Ministério do Turismo (MTur) incluiu a cidade de João Pessoa em suas análises de estimativas de fluxo de turistas na região Nordeste. A executiva paraibana comentou que na Semana Santa os hotéis paraibanos tiveram uma ocupação média de 72%; e no Feriado de Tiradentes foi confirmado um aumento, com 85% de ocupação. Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB), Inácio Júnior, disse que “mesmo com uma crise econômica, os turistas não estavam deixando de viajar, aliado aos baixos preços dos pacotes turísticos”.

Ruth Avelino disse que nestes primeiros meses de 2015 foi definida uma campanha de mídia em revistas especializadas em Turismo, aliada à mídia espontânea: aquela que é feita gratuitamente pelos veículos de comunicação. “Fizemos divulgação na Veja Nordeste; na revista de bordo da Avianca, na Qual Viagem e na Melhor Viagem. Estão para acontecer veiculações na Fácil Nordeste e na revista da TAP, de Portugal. Estamos fazendo um trabalho focado no público final e os resultados começam a aparecer”, explicou.

Origem do Fluxo – O Fluxo de Hóspedes Internacionais registrou um aumento de 78,02% no período de janeiro a abril sobre igual período de 2014. Os principais países emissores foram: Itália (26,03% de incidência), Alemanha (12,35%), Estados Unidos (10,78%), Argentina (9,69%) e Portugal (8,35%).  No Top10 dos países emissores entraram Japão e México; saindo  Holanda e Inglaterra.

Comentários

Recomendado para você