Divulgação do resultado do concurso da Sedurb de João Pessoa é suspensa

0
42

A divulgação do resultado do concurso público da Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa) de João Pessoa está suspensa em razão de possíveis irregularidades no teste psicotécnico, realizado pela banca Ibade. Um inquérito foi instaurado pelo Ministério Público da Paraíba depois que a empresa realizadora do certame, o Ibade, aplicou um teste vencido no exame psicológico dos candidatos, desrespeitando resolução do Conselho Federal de Psicologia.

Trata-se do Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo (EFN). O caso está na Promotoria do Patrimônio Público de João Pessoa, onde está se discutindo a possibilidade de anular o exame psicotécnico para realizar um novo psicotécnico.

“Desde abril deste ano que o Conselho não recomenda a adoção desse teste especificamente. Isso é incontroverso porque o próprio instituto depois de divulgado o resultado do exame psicotécnico, ele desconsiderou esse teste. Sendo que esse teste foi utilizado para aferir alguns critérios psicológicos que eram previstos no próprio edital. Então, com a exclusão do teste alguns desses critérios ficaram sem avaliação”, disse o promotor Carlos Romero, promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Promotoria de Justiça dos Direitos Difusos de João Pessoa.

Uma reunião preliminar com o Ibade, Prefeitura de João Pessoa, Conselho Regional de Psicologia e candidatos foi realizada no Ministério Público e uma segunda audiência será realizada na próxima terça-feira, às 14h30. Segundo o promotor Carlos Romero, a audiência da terça-feira será conclusiva e resultará em um termo de ajustamento de conduta ajustando o concurso às normas do Conselho Federal de Psicologia. O Conselho Regional está acompanhando todo o processo.

O Ministério Público confirmou que vários candidatos foram prejudicados no exame psicotécnico e não puderam, inclusive, fazer os testes físicos que foram realizados posteriormente. O Ibade se comprometeu formalmente com o MPPB a não divulgar o resultado dos testes físicos, até se resolver como ficará o concurso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor preencha seu nome