Luciano Cartaxo participa de evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento na Argentina

0
2

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participa, nesta terça-feira (20), da discussão de temas importantes envolvendo o desenvolvimento e a integração de regiões metropolitanas no III Fórum Iberoamericano de Prefeitos, que ocorre em Mendoza, na Argentina, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento também proporcionará a troca de experiências inovadoras de intervenções em áreas urbanas.

O encontro trata de novas soluções para problemas urbanos, a partir do planejamento a longo prazo, como ocorre com o programa ‘João Pessoa, Cidade Sustentável’, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, que prevê um conjunto de 60 ações prioritárias para o planejamento da cidade nos próximos 30 anos. “Só se pode falar em planejar o futuro, quando existe o trabalho presente, com visão e integração. Este é um plano importante, que trata do futuro da Capital paraibana, mas de forma integrada com a Grande João Pessoa”, disse Cartaxo, que também é vice-presidente para regiões metropolitanas da Frente Nacional de Prefeitos.

Em Mendoza, o gestor discute temas como Casos e Desafios de Coordenação Metropolitana Multinível, Integração Poder Público com a Cidadania, Visão de Integração Público-Privado para o Desenvolvimento Urbano, Programas Educativos Integrais para Jovens, Criatividade e Dinamismo Econômico, além de questões ligadas ao desenvolvimento social e à sustentabilidade geral das cidades. “Os desafios são muitos, mas é preciso enfrentá-los com novas soluções, preparando a  cidade para o futuro que se apresenta. Estamos falando em crescer com sustentabilidade e equilíbrio social, melhorando a qualidade de vida da população”, disse o gestor.

Grande parte desses temas, na visão do prefeito Luciano Cartaxo, já integram as ações de sua gestão em João Pessoa, a exemplo das intervenções em áreas de risco, como Timbó, Saturnino de Brito e São José; as medidas de restauração e ocupação do Centro Histórico; o programa habitacional, que já entregou quase 7 mil casas; a ampliação no número de creches e escolas de ensino em tempo integral; o programa de microcrédito Banco Cidadão, que já liberou mais de R$ 43 milhões em financiamento, bem como a construção de parques, como o Parque da Lagoa, praças e diversos programas de integração social e saúde.

Fórum Iberoamericano –  Dezenas de prefeitos de cidades da América Latina e Caribe, além de Portugal e Espanha, integram a comitiva técnica selecionada para o evento. A capital paraibana foi uma das escolhidas em função do novo modelo de gestão por resultados, já premiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor preencha seu nome