13/05/2015 às 21h57
Encaminhamento

Audiência Pública debate PCCR da Educação e reajuste dos professores do Estado

Uma audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (13) debateu o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação, o reajuste de salários dos professores do Estado e o diálogo que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tem feito com o Governo do Estado buscando melhorias para o magistério.

A audiência, que ocorreu no âmbito das comissões de Educação e de Administração, Serviço Público e Segurança, contou com a presença dos deputados Anísio Maia e Buba Germano – autores da propositura – além do deputado Janduhy Carneiro, Trocólli Junior e Ricardo Barbosa.

Para Anísio Maia, o objetivo da iniciativa foi discutir a situação da Educação do Estado a partir de debates anteriores. “Atuamos na greve dos professores como intermediários entre o Poder Executivo e os professores. As reivindicações já são conhecidas, mas viemos discutir como encaminhar os pleitos e viabilizá-los junto ao Governo do Estado”, afirmou.

Já o deputado Buba Germano ressaltou a articulação que os deputados têm feito junto ao Governo do Estado, para garantir no orçamento alguns ganhos para a categoria. “Estamos aqui principalmente para ouvir vocês. Temos todo interesse em avançar no diálogo e fazer a interlocução para corrigir distorções”, disse.

O deputado Janduhy Carneiro destacou que realmente há necessidade de colocar no orçamento do Estado os reajustes que forem deliberados para os professores. “Tenho certeza que, com o apoio da bancada da situação, estes pleitos serão atendidos”, afirmou.

Trocólli Junior falou sobre o trabalho que a Comissão de Educação tem feito em prol dos servidores da educação. “Através do deputado Buba, tenho certeza que o diálogo com o Governo do Estado avança. Sempre defendi os professores e neste momento tenho confiança de que o trabalho destas comissões vão gerar bons frutos aos profissionais do magistério”, salientou.

O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Paraíba (Sintep), Carlos Belarmino, participou da audiência e destacou em sua fala que houve perdas das categorias com relação ao PCCR e ponderou que há necessidade de uma revisão no plano.

Fernando Lira, da Associação dos Professores de Licenciatura Plena (APLP), falou sobre a desvalorização dos professores em todo o país e ratificou a importância da ajuda do Poder Legislativo na interlocução. “Os professores da Paraíba precisam do apoio desta Casa para dialogar com o Governo do Estado”, concluiu.

Comentários