05/12/2017 às 16h49 • atualizado em 06/12/2017 às 18h29
Saúde

Hospital pactuado em novembro com a PMJP realiza primeiro transplante de rim após 7 anos

Menos de um mês após o prefeito Luciano Cartaxo assinar um termo de pactuação com dois hospitais da Capital para que a cidade voltasse a oferecer os serviços de transplante de rins e fígado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN) realizou, nesta segunda-feira, o primeiro procedimento de nefrectomia por videolaparoscopia para transplante de rim intervivos. A cirurgia foi realizada com sucesso após sete anos sem João Pessoa oferecer este serviço. Através da cirurgia, Júlio César, de 21 anos, teve restabelecida a função renal.

“Essa era uma necessidade que já havíamos identificado na nossa rede e, através desta pactuação, podemos voltar a oferecer este serviço tão importante para gerar mais qualidade de vida para as pessoas que estão na fila aguardando uma oportunidade de passar pela cirurgia. Ficamos muito felizes de oferecer este serviço em João Pessoa depois de tantos anos e mais ainda de ver que o primeiro procedimento já foi realizado e com muito sucesso”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O transplante foi realizado médico Rafael Maciel, responsável pela Unidade Geral de Transplantes (UCTI) do HNSN, e por sua equipe. A doadora foi Raimunda Célia, tia de Júlio César. Antes da cirurgia, eles passaram por um processo chamado de pré-transplante, no qual realizaram uma série de exames antecedentes à cirurgia. Eles foram acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e instrumentadores.

O médico Rafael Maciel classificou o transplante como um sucesso. “No aspecto clínico, a função renal foi restabelecida plenamente. Vai viver a vida inteira com isso, o resultado do transplante foi excepcional”, disse. Um paciente renal crônico não transplantado vive atrelado a uma máquina de diálise, sendo submetido ao tratamento três horas por dia, três vezes por semana. O transplante é o ponto de partida para o resgate da cidadania e a reabilitação de uma rotina cotidiana para o paciente. Ele continua um renal crônico, mas com liberdade para estudar, trabalhar e realizar suas atividades do dia a dia.

Pactuação – O termo de pactuação foi assinado pelo prefeito junto ao Hospital Nossa Senhora das Neves no último dia 7 de novembro. Com um investimento de mais de R$ 6 milhões para este credenciamento da prestação dos serviços, a gestão municipal permite um atendimento especializado mais rápido e a comodidade de passar pelos procedimentos em João Pessoa, sem ter que se deslocar para outros estados ou municípios. O Termo de Pactuação também foi assinado pelo prefeito e o Hospital Memorial São Francisco.

Comentários

Recomendado para você