Defensora pública geral do Estado é homenageada pela Câmara de João Pessoa

0
2
????????????????????????????????????

A defensora pública geral do Estado, Maria Madalena Abrantes Silva, natural da cidade de Coremas, recebeu, em Sessão Especial nesta quinta-feira (18), a Medalha Cidade de João Pessoa e o Título de Cidadão Pessoense. As homenagens aconteceram no Plenário Humberto Lucena da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e fizeram parte das comemorações pelo Dia do Defensor Público, que é nesta sexta-feira (19).

O vereador Bruno Farias (PPS) foi o autor da propositura da medalha, enquanto que Raoni Mendes, ainda como vereador em 2016, propôs o título, que seria entregue pelo vereador Helton Renê (PC do B) mas, devido a morte de um parente, não pode comparecer a sessão. Na tribuna, Raoni, que hoje é secretário do Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, lembrou de alguns momentos da trajetória de vida de Madalena Abrantes e destacou a importância dos relevantes serviços prestados pela defensora pública junto a sociedade paraibana.

Já Bruno Farias, em seu discurso, ressaltou que Maria Madalena é uma mulher vocacionada, escolhida, para testemunhar eventos de grande repercussão, para anunciar a boa nova na defesa dos mais humildes e para ser protagonista de conquistas em favor da sociedade. Segundo ele, a homenageada, que foi a segunda mulher a assumir a Defensoria Pública Geral do Estado, chegou ao apogeu de sua carreira como prêmio por um trajetória de vida profissional dedicada à lida jurídica, sempre em defesa da ética, da transparência e da garantia dos direitos sociais e da cidadania à população de baixa renda.

“Maria Madalena tem uma imensa e ainda incompleta folha de serviços prestados à Paraíba, demonstrando claramente que você sempre foi uma serva da Justiça, cultivando a humilde, a modéstia e alegrias, que sempre foi uma marca de sua personalidade”, declarou Bruno durante o seu discurso. Ele ainda classificou a defensora como uma mulher que vive para fazer o bem e que escolheu a Capital para viver, contribuindo com sutileza e com vivacidade para o crescimento da cidade.

O deputado Janduhy Carneiro (Podemos) falou em nome da Assembleia Legislativa da Paraíba. Ele destacou que uma das maiores preocupações da Defensoria Pública Geral, sob o comando de Madalena Abrantes, é levar assistência jurídica até as pessoas que mais necessitam. “É uma mulher destemida, guerreira, e a sua trajetória na carreira como defensora pública chegou ao ápice como defensora pública geral”, elogiou. Trócolli Júnior (PROS) foi outro deputado que também fez questão de falar sobre a homenageada. “Tenho absoluta ceteza de que a Defensoria vai ser cada dia mais forte, mais acessada, porque tem à frente uma pessoa com compromisso e dedicação”, comentou.

Representando o prefeito Luciano Cartaxo, o procurador geral adjunto do Município, Rodrigo Clemente de Brito, afirmou que as homenagens são mais de que merecidas e representam a valorização de uma defensora pública que tem desempenhado um papel importante na luta pela categoria. Para ele, um Estado que valoriza a Defensoria Pública é um Estado que valoriza a Justiça.

O vereador Bosquinho foi quem secretariou os trabalhos da mesa. Dentre as autoridades presentes estavam o procurador Rosevelt Vita, os deputados estaduais Branco Mendes (PEN) e Camila Toscano (PSDB), o defensor público geral adjunto Otávio Araújo, entre outros.

Núcleo da Defensoria na Câmara

Além da Sessão Especial para celebrar a data, a Defensoria Pública também passou a contar com um núcleo junto à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A parceria, inédita, foi firmada em março por meio de um acordo de cooperação técnica durante um encontro entre o presidente do Legislativo pessoense, vereador Marcos Vinícius (PSDB) e a defensora Pública Geral da Paraíba, Maria Madalena Abrantes Silva.

Funcionando no anexo I, situado à rua das Trincheiras, 358, Centro, de segunda à sexta, das 8h ao meio-dia, o escritório da DPPB atende, gratuitamente, a população que necessite de uma assistência jurídica, seja para tirar alguma dúvida ou dar entrada em alguma ação na justiça.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor preencha seu nome