Prefeitura de JP entrega reforma de Unidade de Saúde da Família no Roger

0
10

O prefeito Luciano Cartaxo entrega nesta segunda-feira (29), às 9h, a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Roger I e II. O serviço vai atender aproximadamente 2,5 mil famílias da região, o que representa cerca de 10 mil pessoas beneficiadas. A obra, localizada na Rua 19 de Março, no bairro do Roger, teve um investimento de R$ 349,2 mil.

A unidade integrada possui uma área de 430 m² e conta com uma estrutura composta por dois consultórios médicos, dois consultórios odontológicos e outros dois de enfermagem, além das salas de nebulização, curativo, coleta, vacinação, exame citológico, esterilização, escovódromo e farmácia.

Ao todo, 50 profissionais atuarão nas duas equipes de saúde da família, incluindo médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de serviço bucal, agentes comunitários de saúde, auxiliares de serviços gerais e agentes administrativos.

Fabíola Moreira, diretora do Distrito Sanitário IV, destaca que a reforma da unidade trará melhorias na qualidade do atendimento a população. “As unidades ofertam prioritariamente cuidados de promoção e prevenção à saúde. Com essa nova estrutura, os profissionais poderão oferecer aos usuários um atendimento de melhor qualidade e isso é fundamental, pois é na Atenção Básica que a população recebe os primeiros cuidados na rede municipal de saúde”, destacou.

Serviços – Na unidade serão desenvolvidas ações como acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde, entre outras. A equipe da unidade promoverá a atenção integral, contínua e organizada da população.

A USF ainda oferecerá ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

Outros serviços disponíveis serão atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade, com objetivo de efetivar o controle social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor preencha seu nome