16/06/2015 às 17h57
De janeiro a maio

“Cata Treco” recolhe 50 toneladas de materiais em João Pessoa

Cerca de 50 toneladas de materiais foram recolhidas pela equipe do ‘Cata Treco’ da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) no período de janeiro a maio deste ano. O serviço disponibilizado à população da Capital, gratuitamente, é muito solicitado pelos moradores, no entanto, ainda tem muitos que insistem em descartar móveis em locais inadequados. A equipe recolhe móveis e utensílios domésticos em desuso.

O chefe do setor de Coleta Seletiva da Emlur, Gilberto Félix, falou sobre a operação. “Disponibilizamos o número do telefone do ‘Alô Limpinho’ onde os pedidos são registrados e protocolados. A partir daí, seguem para a equipe de coleta que, dentro de 48 horas, executa o trabalho de recolhimento”, explicou.

Em média nove demandas são registradas pelo setor por mês, que chegam através do “Alô Limpinho” e avulsas. Dessas 50 toneladas recolhidas, cerca de 50% é fruto de descartes irregulares, retiradas de calçadas, canteiros, terrenos, leito de rios, reservas ambientais, encostas, canais, praças e campinhos de futebol.

“É comum vermos em vários pontos da cidade móveis ou objetos de grande porte descartados irregularmente. Antes de adotar essa prática, é preciso que cada um se questione sobre a sua responsabilidade cidadã na limpeza da cidade, na saúde pública e na preservação do meio ambiente”, ressaltou o superintendente da Autarquia, Lucius Fabiani.

A equipe do ‘Cata Treco’, formada por dois agentes de limpeza e um motorista, atende diariamente às demandas da população, evitando o descarte dos materiais volumosos nas vias públicas. Depois de recolhidos, passam pelo processo de triagem e, nesta etapa, são selecionados e os que têm condições de ser reaproveitados são destinados a um dos cinco núcleos de coleta seletiva do município.

O pedreiro Ronaldo Gomes, acionou o Cata-Treco, após ver matéria em um programa de TV, para dispensar móveis em desuso, um sofá, uma cama e um armário. Já o aposentado Luiz Juvino da Silva, utilizou o serviço da Emlur pela terceira vez. Na sua residência a equipe do Cata-Treco recolheu vários aparelhos de TVs, que já não serviam mais na sua oficina eletrônica. “O serviço é útil e rápido. Evita que as pessoas joguem os móveis na rua ou em terrenos baldios”, observou.

‘Alô Limpinho’ – A população pode acessar os serviços do ‘Cata Treco’ pelos telefones de números 0800 083 2425 FREE ou 3214-7628.

Comentários