11/06/2015 às 13h54 • atualizado em 11/06/2015 às 18h55
CAOS

Imprensa nacional destaca irregularidades no ‘Trauminha’ de JP; assista

Ortotrauma-MangabeiraNa manhã de hoje, o jornal da Rede Globo, ‘Bom dia Brasil’, destacou denúncia sobre o Ortotrauma de Mangabeira. A matéria mostra vídeo gravado por funcionários do hospital, que é a maior unidade de saúde administrada pela Prefeitura de João Pessoa, e revela vazamento dentro da sala de cirurgia durante um procedimento cirúrgico.

Além do vazamento, a reportagem mostra familiares de pacientes que denunciam falta de alimentos, água, precarização dos equipamentos de saúde, entre outras irregularidades.

O deputado Ricardo Barbosa comentou a divulgação da matéria na manhã de hoje.

“Esse inaceitável quadro já havia sido denunciado por mim na Assembleia Legislativa, mas alguns veículos de comunicação locais preferiram achar que estaríamos, ao denunciar essa caótica situação, provocando dissensões ou crises políticas. Vamos buscar oferecer nossa contribuição, como representantes do povo, no âmbito da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, por nós presidida”, alertou Barbosa.

Na matéria um dos profissionais da equipe de cirurgia afasta a água com um rodo. Uma das funcionárias comenta, na reportagem: “Já aconteceu de estarmos fazendo cirurgias de próteses de idosos e esse esgoto estourar. Foi aquele corre-corre e deu para conter. Foi uma agonia”.

Na mesma gravação divulgada por funcionários do Ortotrauma, três respiradores que ajudam na broncoaspiração de pacientes param de funcionar ao mesmo tempo.

Intervenção

Em março passado, o deputado Ricardo Barbosa, na condição de presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba, denunciou vários problemas do Trauminha. Ele pediu intervenção do Conselho Regional de Medicina na Paraíba na unidade.  “Estou fazendo uma cobrança ao prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) para tomar providências urgentes em razão dos fatos que são recorrentes”, disse, na época.

Assista a reportagem do ‘Bom dia Brasil’ aqui

Comentários

Recomendado para você