11/06/2015 às 10h32 • atualizado em 11/06/2015 às 10h36
Homenagem

Correios lança selo em homenagem às quadrilhas juninas do Nordeste

selo das quadrilhasAconteceu na noite desta quarta-feira (10), na pirâmide do Parque do Povo, a solenidade de lançamento do selo comemorativo “Quadrilhas Juninas – Dança, coreografia e ritmo genuinamente brasileiros”, em homenagem às quadrilhas juninas do Nordeste. O selo teve uma tiragem de 1,8 milhão e terá circulação nacional, a partir de sua 1ª obliteração, realizada hoje pela Coordenadora de Turismo, Catharine Brasil, representante do Prefeito Romero Rodrigues na ocasião.

Com o selo comemorativo, os Correios homenageiam a dança mais popular e tradicional do Nordeste, que encanta com suas coreografias, cores e ritmos. Durante a solenidade também estiveram presentes o diretor regional dos Correios na Paraíba, José Antônio Trajano de Vasconcelos, o presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, Rangel Borges, além de representantes da imprensa e das quadrilhas tradicionais da Paraíba.

José Antônio Trajano destacou que, “o selo é o símbolo máximo dos Correios. O selo comemorativo evidencia costumes e fatos importantes da nossa história. A quadrilha não só é a arte de se mostrar e encantar o público, é também a arte de incluir, de transformar e de envolver as crianças e os adolescentes na cultura nordestina, por isso os Correios fizeram esta homenagem nacional”.

Os selos “Quadrilhas juninas – Dança” foram criados pelo artista pernambucano Jô Oliveira, que os coloriu com aquarela e lápis de cor. Eles apresentam cenas típicas das festas juninas, com destaque para os movimentos dos dançarinos, as coreografias, os músicos e seus instrumentos, e o tradicional casamento matuto. Além disso, são marcados pelas figuras de Santo Antônio, São João e São Pedro e pela fogueira acesa, que simboliza o calor tradicional das festas juninas.

A Coordenadora de Turismo, Catharine Brasil, ressaltou a importância de Campina Grande sediar este lançamento: “Este selo ser lançado aqui mostra a tradição do nosso evento. Mostra que Campina Grande faz o São João mais popular do Brasil, e que os Correios reconhecem a importância e o significado da nossa festa para a cultura brasileira, fazendo esta homenagem às quadrilhas juninas dentro do Maior São João do Mundo”.

História da quadrilha junina

Com origem nas danças dos palácios europeus, a quadrilha junina é conhecida como uma dança de camponeses. Resgatando a cultura popular e atenta às transformações sociais, as quadrilhas juninas se adaptaram às áreas urbanas, desenvolvendo atividades socioculturais que incluem milhares de jovens no cenário artístico do Brasil, frequentando as arenas de ensaios de forma constante. Atualmente, milhares de pessoas em todo o Brasil desenvolvem atividades ligadas às quadrilhas juninas, desde dançarinos, atores e músicos, até artistas plásticos, teatrólogos e artesãos de vários ofícios. (ASSESSORIA)

Comentários