03/06/2015 às 16h24
Esquema de segurança

Maior São João do Mundo contará com mais de 550 policiais e bombeiros

As forças de segurança da Paraíba anunciaram, nesta quarta-feira (3), o plano operacional para o São João de Campina Grande 2015, que começa na próxima sexta-feira (5) e se estende por 30 dias, até o dia cinco de julho. O efetivo empregado será de 557 homens entre policiais civis, militares e bombeiros militares diariamente nos locais da festa, além do policiamento ordinário.

A Polícia Militar vai empregar 453 homens e ainda contará com o monitoramento de 73 câmeras instaladas na área do Parque do Povo e adjacências, sendo 12 de longo alcance, que ficarão em uma unidade móvel. Serão 20 viaturas que ocuparão o local da festa diariamente e que vão realizar rondas em bairros próximos. O policiamento será feito a pé, motorizado e ainda contará com o apoio da Cavalaria, Batalhão de Choque e da Rotam.

“O trabalho policial ainda é amplificado com a instalação de plataformas de observação em vários pontos do Parque do Povo e teremos ainda o apoio das câmeras indicando eventuais tumultos. Destaco também o policiamento feito em várias modalidades, como a
Cavalaria e o Batalhão de Choque e a Rotam, que somam no combate à criminalidade e assim o intuito é garantir uma festa mais tranquila para todos que vierem para o São João da cidade”, afirmou o major Gilberto Felipe, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar.

Já a Polícia Civil vai trabalhar com 34 policiais diariamente, formando equipes de delegados, agentes de investigação e escrivães. Esses grupos serão distribuídos entre a ‘Delegacia do Forró’, no Núcleo Integrado de Segurança Pública no Parque do Povo, e ainda no Plantão da Central de Polícia e nas delegacias Especializadas.  Serão seis viaturas, sendo duas nas imediações do Parque do Povo. “É importante destacar que as ocorrências referentes à Festa e relacionadas com o São João diretamente serão lavradas na Delegacia do Forró, com uma equipe à disposição da sociedade. A nossa ideia é dar total apoio à população e aos turistas que vêm para o São João”, disse o titular da 10º Delegacia Seccional de Polícia Civil, com sede em Campina Grande, Iasley Almeida.

O 2º Batalhão de Bombeiros Militares deixará à disposição 57 homens, que trabalharão diariamente nos locais de festa. Serão 10 viaturas que ficarão posicionadas em pontos estratégicos do Parque do Povo e bairros próximos. Os Bombeiros realizarão trabalho preventivo e ainda de orientação, relacionados à prevenção de incêndios e acidentes em estabelecimentos comerciais e de hospedagem e também serão responsáveis por vistorias técnicas em extintores de incêndio e locais de venda de fogos de artifício. Este ano haverá o monitoramento em áreas próximas à Campina Grande que contam com açudes e barreiros, com orientação aos banhistas e com suporte para o trabalho de buscas e salvamento aquático.

O Instituto de Polícia Científica (IPC) contará com 13 policiais diários, em equipes de peritos, técnicos em perícia, necrotomistas e papiloscopistas. Serão três viaturas e ainda dois rabecões que ficarão à disposição diariamente em regime de plantão. “É importante destacar que, em 2015, estamos com uma estrutura bem equipada e com excelentes profissionais, já que recentemente inauguramos o Núcleo de Polícia Científica de Campina Grande e que está em pleno funcionamento para atender às polícias e ainda à população”, disse o diretor do Instituto de Polícia Científica da Paraíba, Humberto Pontes.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Cláudio Lima, o policiamento para o São João foi pensado e articulado estrategicamente para trazer tranquilidade a todos que vierem para a festa. “As Forças de Segurança do Estado estão empenhadas em combater a criminalidade e evitar que qualquer evento venha manchar a beleza do São João de Campina Grande. Vamos continuar com o trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar, por isso vamos manter o Núcleo Integrado de Segurança Pública, que funcionará no Parque do Povo e ainda teremos o apoio do helicóptero Acauã, que realizará um trabalho de monitoramento aéreo. E acrescentamos que, este ano, vamos manter uma equipe de policiais especificamente para coibir ações de tráfico de drogas em toda a área da festa”, reiterou Cláudio Lima.

Denúncias – A população ainda poderá contar com os canais de comunicação disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Seds). Um deles é o número 197 – Disque Denúncia. “Qualquer pessoa que tiver informações sobre práticas criminosas e quiser ajudar pode entrar em contato. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido”, frisou o delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, João Alves.

Delegacia Online – Quem não quiser se deslocar até uma delegacia de polícia e tiver sido vítima de furto e/ou perdido documentos de identificação pode fazer o Boletim de Ocorrência pela internet, por meio do endereçowww.delegaciaonline.pb.gov.br, disponibilizado pela Seds.

Comentários