02/06/2015 às 10h17

Cagepa divulga novo plano de racionamento d’água nas localidades atingidas pela seca

Começa a vigorar nesta semana o novo plano de racionamento de água nas cidades abastecidas pelo açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). 

De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a suspensão programada no abastecimento subirá de 36 para 60 horas semanais, nas cidades de Campina Grande, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Distrito de São José da Mata, Distrito de Galante e povoado de Jenipapo. O racionamento terá início às 17h do sábado até as 5h da terça-feira. Já as cidades de Caturité, Barra de Santana e Pocinhos só serão abastecidas três dias por semana. 

De acordo com o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, com esta mudança no cronograma de abastecimento de água, o sistema integrado do Cariri também será submetido ao racionamento, com 36 horas de paralisação nos municípios de Boqueirão, Juazeirinho, Seridó, Pedra Lavrada, Cubati, Olivedos, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Sossego e o distrito de São Vicente do Seridó. Nessas localidades, o racionamento inicia às 18h do sábado e vai até as 6h da segunda-feira.

Com a estiagem prolongada na região e precipitações insuficientes para recarga do volume da barragem nos últimos meses, a decisão pela intensificação do racionamento foi necessária, segundo os estudos de análise feitos pela Cagepa.

O diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, José Mota Victor, acrescentou que o novo plano de racionamento vai possibilitar um ganho de abastecimento de 42 dias, prorrogando a sobrevivência da barragem até 9 de maio de 2017.

Mais municípios

Também esta semana entram em racionamento mais 13 localidades no Estado.

Confira quais são:

Município/Distrito

  Horário de racionamento

São José de Piranhas, Imaculada, São Gonçalo, Sousa, Marizópolis, Nazarezinho, Itaporanga, Barra de Santa Rosa, Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira

Das 5h do sábado até as 5h da segunda-feira

Cajazeiras e distrito de Engenheiro Ávidos

Das 16h do sábado até as 17h do domingo

Comentários